A Bloober Team, conhecida por sua abordagem psicológica no horror e recentemente pelo elogiado remake de Silent Hill 2, se prepara para dar um novo passo em sua trajetória com Cronos: The New Dawn — um título de terror sci-fi que tem chamado atenção dos veículos internacionais de games. Ainda sem uma data de lançamento, o jogo já foi testado por portais como GameSpot e MP1ST, que destacaram a profundidade de suas mecânicas e a evolução do estúdio.
Com Cronos, a Bloober Team propõe uma mudança de ritmo. Ao invés do foco total na narrativa ou em jumpscares, o estúdio traz um jogo que combina exploração detalhada, gerenciamento de recursos, e combates tensos, com uma mecânica original: inimigos podem se fundir, criando ameaças imprevisíveis. A atmosfera do jogo é sombria, densa e propositalmente melancólica, algo que, segundo os previews, evoca os melhores momentos da era clássica da Capcom. O título oferece espaços seguros com músicas-tema próprias, reforçando o peso emocional de cada pausa entre momentos de tensão.
Escolhas que moldam a jornada
Uma das características mais elogiadas por quem jogou a prévia é a importância das escolhas. Decisões ao longo da campanha afetam diretamente o ritmo da progressão, o acesso a recursos e até mesmo a presença de aliados e eventos paralelos. Um exemplo citado foi o resgate de gatos durante uma missão secundária, que sugere impacto mais amplo ao longo da narrativa. Em relação à dificuldade, Cronos parece não dar trégua: inimigos oferecem desafio constante, os recursos são limitados e há elementos de aleatoriedade na distribuição de itens, algo que os jornalistas compararam a mecânicas de sobrevivência dos anos 90.
O que dizem os portais
GameSpot destaca o equilíbrio entre tradição e inovação:
“Fui constantemente recompensado por sair do caminho principal (como quando resgatei um gato em uma missão secundária que envolve salvar vários deles ao longo da história) e gostei especialmente da atmosfera melancólica das salas seguras, completas com sua própria música-tema, no melhor estilo dos clássicos da Capcom.”
MP1ST, por sua vez, ressalta o desafio técnico e a imprevisibilidade:
“Durante a luta contra o chefe final da seção que jogamos, percebi que os itens eram gerados aleatoriamente a cada tentativa. Isso pareceu uma mecânica bem old school, mas, no geral, você conta com a quantidade certa de recursos para sobreviver — desde que sua mira não seja tão ruim assim.”
Um futuro promissor para a Bloober
Com Cronos: The New Dawn, a Bloober Team demonstra que não pretende viver apenas da sombra de Silent Hill. O projeto apresenta uma maturidade mecânica inédita para o estúdio e pode marcar o início de uma nova fase, onde o horror não é apenas psicológico, mas também físico, estratégico e cruel. O jogo será lançado para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S, ainda em 2025. Até lá, os fãs de horror têm motivos de sobra para manter o radar ligado.