Apesar da recente expansão internacional e de projetos de alto perfil, a Virtuos — estúdio envolvido no aclamado Oblivion Remastered — anunciou uma reestruturação significativa que resultará em cortes de empregos ao redor do mundo. A decisão, segundo a empresa, faz parte de um realinhamento estratégico para se adaptar às mudanças no setor de games.
280 demissões ao redor do mundo, com foco na Ásia
Após rumores circularem nas últimas semanas, a Virtuos confirmou que cerca de 7% de sua força de trabalho global será impactada, o que equivale a aproximadamente 280 funcionários. A maioria das demissões ocorre em estúdios localizados na Ásia, com cerca de 200 cortes, enquanto aproximadamente 70 postos serão eliminados na Europa — sendo menos de dez na França, onde atua a equipe responsável por Oblivion Remastered.
A empresa explicou que os cortes afetam áreas com baixa utilização de capacidade e queda na demanda, refletindo mudanças estruturais no setor. Um porta-voz declarou que o processo será conduzido com “cuidado, transparência e respeito”, e que os profissionais afetados receberão indenizações, suporte na reorientação de carreira e possíveis realocações internas.
Crescimento continua em áreas estratégicas
Mesmo diante da reestruturação, a Virtuos afirma que mantém seu foco em crescimento de longo prazo. A empresa realizou, nos últimos 12 meses, uma série de aquisições estratégicas, como as norte-americanas Beyond-FX, Pipeworks e Umanaïa, além das europeias Third Kind Games e Abstraction. O objetivo é fortalecer competências específicas, como efeitos visuais, programação na Unreal Engine e design criativo.
A empresa destacou ainda a importância de alinhar sua distribuição geográfica à localização de seus clientes, reforçando uma colaboração mais próxima e iterativa nos projetos de codesenvolvimento criativo — o que justificaria o maior impacto nas unidades asiáticas.
Projetos principais seguem inalterados
Apesar dos cortes, a Virtuos garantiu que seus projetos em andamento não serão afetados. O estúdio segue trabalhando em atualizações para Cyberpunk 2077, no aguardado Metal Gear Solid Delta: Snake Eater, e em The Elder Scrolls IV: Oblivion Remastered, lançado em abril e amplamente elogiado pela crítica e pelo público.
“Seguiremos investindo em excelência técnica e criatividade colaborativa para continuar sendo o parceiro ideal dos maiores desenvolvedores do mundo.”
-declarou a empresa.
Crise na indústria
As demissões na Virtuos fazem parte de uma onda mais ampla que vem afetando diversos estúdios de games ao longo dos últimos meses, incluindo gigantes sob o guarda-chuva da Microsoft. A indústria vive um momento de transição e ajustes, pressionada por custos crescentes e mudanças na forma como os jogos são produzidos e consumidos.