A desenvolvedora Techland, conhecida por Dying Light e Call of Juarez, enfrenta uma fase turbulenta. Após dois anos consecutivos de perdas financeiras — com prejuízo estimado em US$ 37 milhões em 2024, somado a US$ 25 milhões em 2023 — o estúdio decidiu cancelar dois projetos em andamento, incluindo o ambicioso RPG de fantasia conhecido como Project Cornerstone.
Fim de “Project Cornerstone”, RPG inspirado em Star Wars
Project Cornerstone vinha sendo descrito internamente como um RPG com forte inspiração em Star Wars, com ambientação de fantasia e escopo ambicioso. O projeto, no entanto, não alcançou os marcos esperados, resultando em seu cancelamento oficial. O segundo jogo cancelado ainda não havia sido revelado ao público. As decisões refletem uma tentativa da Techland de frear os prejuízos e reorganizar seus recursos para projetos mais viáveis comercialmente.
Equipes realocadas para novo Call of Juarez
Segundo informações do Insider Gaming, as equipes envolvidas nos projetos cancelados foram realocadas internamente e agora estão trabalhando em um novo jogo da série Call of Juarez. A sequência, ainda não anunciada oficialmente, está sendo desenvolvida com a Unreal Engine, marcando a primeira vez que a franquia abandona a Chrome Engine — utilizada nos títulos anteriores.
O último jogo da série, Call of Juarez: Gunslinger, foi lançado em 2013 pela Techland com publicação da Ubisoft. Em 2018, os direitos de publicação retornaram à Techland, o que viabiliza o desenvolvimento de um novo capítulo da franquia sem intermediários.
Foco total em Dying Light: The Beast
Além da sequência de Call of Juarez, o estúdio está apostando alto em Dying Light: The Beast, previsto para chegar em 22 de agosto de 2025 para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S. O jogo é tratado internamente como a principal prioridade da empresa, após o sucesso comercial de seus antecessores. A Techland foi procurada para comentar os cancelamentos e o novo Call of Juarez, mas ainda não se pronunciou oficialmente.