Lançado recentemente com grande expectativa — e polêmica — Mindseye chegou ao mercado repleto de problemas técnicos. Um novo relatório do canal El Analista de Bits, conhecido por suas comparações gráficas detalhadas, aponta que o desempenho do título está “entre os piores já vistos desde a era PS3/360”, mesmo após o lançamento de um hotfix pela desenvolvedora Build a Rocket Boy.
Travamentos severos e resolução instável
Segundo a análise, Mindseye roda em todas as plataformas a apenas 30 quadros por segundo, mas sofre com stutter intenso — travamentos frequentes que comprometem seriamente a experiência. O uso de resolução dinâmica agrava ainda mais a situação: no Xbox Series S, o jogo pode cair para alarmantes 430p, o que resulta em uma imagem extremamente borrada. Já no PlayStation 5 e Xbox Series X, os números também decepcionam, com quedas para até 720p.
Além disso, o canal destaca que o Xbox Series S sofre cortes visuais severos, incluindo remoção de sombras, iluminação simplificada e texturas com qualidade significativamente inferior. A otimização para a plataforma, segundo a análise, é praticamente inexistente.
Versão do PS5 Pro também decepciona
Mesmo listado como um jogo “PS5 Pro Enhanced”, Mindseye mostra melhorias quase imperceptíveis no console mais recente da Sony. Os aprimoramentos se limitam a texturização, sombras e detalhes no terreno — mudanças tão sutis que mal justificam o selo de aprimoramento.
“Objetivamente, Mindseye é um jogo com desempenho e aspecto técnico que está longe de ser aprovado por enquanto”, afirma o canal, enfatizando que, do ponto de vista técnico, o título ainda não está pronto para ser recomendado — independentemente da jogabilidade.
Mindseye está disponível para PC, PlayStation 5, Xbox Series X e Xbox Series S.