A Zynga anunciou nesta semana o fechamento oficial da Echtra Games, estúdio fundado em 2016 por Max Schaefer — veterano da indústria e um dos criadores da franquia Torchlight. A medida inclui também a demissão de 61 funcionários e o cancelamento de todos os projetos não anunciados que estavam em desenvolvimento pela equipe.
O anúncio marca o fim de uma curta, porém significativa trajetória no gênero de RPGs de ação, especialmente considerando o legado que a Echtra buscava manter vivo após o encerramento da Runic Games, estúdio original da série Torchlight, que também foi descontinuado em 2017.
Comunicado oficial e reestruturação interna
Segundo nota oficial divulgada pela Zynga, o fechamento da Echtra Games faz parte de um “realinhamento estratégico de recursos e prioridades”. A empresa afirmou ainda que está comprometida em oferecer apoio aos funcionários afetados durante o processo de desligamento.
“A Zynga tomou a difícil decisão de encerrar as operações do estúdio Echtra, interromper o desenvolvimento de futuros títulos e reduzir cargos”, declarou a companhia. “Trabalharemos em estreita colaboração com os funcionários afetados para garantir que sejam tratados com o máximo respeito e consideração durante este processo difícil.”
Apesar do tom conciliador, a decisão reforça um padrão recorrente na indústria de games, onde reestruturações corporativas frequentemente resultam no fechamento de estúdios promissores e na interrupção de projetos ainda em estágios iniciais.
O legado de Torchlight e a curta vida da Echtra
O último e único título lançado pela Echtra Games foi Torchlight III, em outubro de 2020. O jogo tentou revitalizar a série com mecânicas simplificadas e foco maior em acessibilidade, mas teve recepção mista tanto pela crítica quanto pela comunidade — que, em sua maioria, preferia o estilo mais denso e técnico dos dois primeiros títulos.
Após o lançamento, a Zynga adquiriu a Echtra em 2021 com o objetivo de explorar novos projetos multiplataforma dentro do universo de ARPGs. No entanto, nenhuma das iniciativas chegou a ser oficialmente anunciada ao público. O encerramento do estúdio, portanto, também coloca em xeque o futuro da franquia Torchlight, que já enfrentava um histórico conturbado desde o fechamento da Runic Games.
Vale lembrar que Max Schaefer, fundador da Echtra, também esteve envolvido em projetos consagrados como Diablo e Fate. Seu envolvimento com a série Torchlight desde os primeiros dias foi visto como um trunfo para manter a identidade da franquia — o que agora se torna incerto diante do fim do estúdio.
Cenário preocupante para a indústria
O fechamento da Echtra Games se soma a uma longa lista de estúdios independentes e subsidiárias encerradas por grandes conglomerados em 2024 e 2025. Em meio a um mercado em constante consolidação e foco crescente em lucro rápido, desenvolvedores enfrentam desafios cada vez maiores para manter equipes e projetos sustentáveis.
Com isso, Torchlight se junta a outras franquias queridas que podem entrar em hiato indefinido, enquanto os fãs se perguntam se a chama que acendeu o RPG de ação estilizado ainda poderá ser reacendida no futuro.
Fonte: IGN