Na noite passada, a FromSoftware lançou oficialmente Elden Ring: Nightreign, um spin-off cooperativo disponível para PC e consoles. Apesar da enorme expectativa, as primeiras impressões internacionais indicam que o título não conseguiu alcançar o mesmo nível de aclamação de seu antecessor, Elden Ring. Um dos indícios disso é o Metascore atual: o jogo registra 77 pontos com base em 75 avaliações, refletindo uma recepção mista. As críticas dos jogadores também começaram a aparecer nas horas que seguiram o lançamento.
Embora a proposta central do game tenha sido bem acolhida, um dos principais pontos de insatisfação entre os jogadores de todas as plataformas é a ausência do suporte para grupos de dois. A FromSoftware optou por permitir que os usuários enfrentem os desafios apenas sozinhos ou em trios, o que gerou certo descontentamento.
Avaliações distintas entre Steam e PlayStation
Esse aspecto, contudo, não está descartado: o diretor do jogo, Junya Ishizaki, afirmou reiteradas vezes nos últimos meses que a equipe de desenvolvimento está considerando, internamente, a adição de um modo cooperativo para dois jogadores em futuras atualizações. Outro ponto de crítica recorrente, principalmente entre jogadores de PC, é relacionado ao desempenho técnico.
No PC, Nightreign está limitado a 60 quadros por segundo, algo que decepciona quem possui máquinas mais potentes. Além disso, muitos reclamam da ausência de suporte a monitores ultrawide, o que restringe a experiência de quem utiliza telas mais amplas.
As avaliações também variam bastante entre as plataformas. Na Steam, essas críticas impactaram diretamente a nota do jogo, que atualmente ostenta a classificação “Equilibrada” nas análises dos usuários — uma das mais baixas entre os títulos da FromSoftware, superando negativamente até mesmo o DLC Ashes of Ariandel de Dark Souls 3.
Por outro lado, a recepção no PlayStation tem sido bem mais positiva. Na PlayStation Store, a média de avaliação dos usuários é de 4,26 estrelas, em um total de cinco possíveis, sinalizando que muitos jogadores estão satisfeitos com a experiência.
Lançamento atrai multidão de jogadores
Apesar das críticas, o lançamento de Elden Ring: Nightreign pode ser considerado um sucesso comercial. Somente na Steam, o spin-off ultrapassou a marca de 250 mil jogadores simultâneos em apenas 30 minutos após a estreia, e pouco depois chegou aos 300 mil. O pico mais recente indica mais de 313 mil usuários ativos ao mesmo tempo na plataforma.
Ainda não há dados precisos sobre o desempenho nas plataformas PlayStation e Xbox, mas os primeiros sinais sugerem que o jogo também teve um início bastante promissor nesses sistemas.
Elden Ring: Nightreign está disponível para PC, PlayStation 4, PlayStation 5, Xbox One e Xbox Series X/S.