Elden Ring: Nightreign — O ousado experimento multiplayer da FromSoftware deu certo? Veja as avaliações

Elden Ring: Nightreign — O ousado experimento multiplayer da FromSoftware deu certo? Veja as avaliações

Na próxima sexta-feira, a FromSoftware lançará Elden Ring: Nightreign, um spin-off que representa uma mudança significativa em relação ao seu tradicional foco em experiências single player. Desta vez, o estúdio japonês aposta em uma proposta cooperativa roguelite.

Neste novo título, times formados por até três jogadores retornam às já conhecidas Terras Intermédias, enfrentando perigos constantes e chefes implacáveis, em um ambiente que se transforma a cada nova partida — tudo isso ao longo de três dias e três noites dentro do jogo. Além disso, a ação está mais frenética e veloz, contrastando com o ritmo meticuloso dos clássicos Souls. Mas será que essa ousada mudança funcionou? As primeiras análises indicam um cenário misto.

Cooperatividade em destaque, mas jogar sozinho é um desafio

Segundo as avaliações iniciais, Elden Ring: Nightreign brilha especialmente no modo cooperativo. No Metacritic, o jogo conta atualmente com uma média de 78 pontos, baseada em 70 críticas. A maioria dos especialistas destaca positivamente a necessidade de cooperação entre os jogadores, apontando que a mecânica roguelite oferece uma experiência altamente rejogável, já que cada partida é única.

O ritmo acelerado da ação foi bem recebido, trazendo uma nova energia à fórmula tradicional da FromSoftware. Os combates contra chefes, que exigem estratégia e sinergia entre os membros da equipe, também foram bastante elogiados.

Por outro lado, a experiência solo recebeu críticas mais severas. O título foi claramente projetado para equipes, e aqueles que optarem por jogá-lo sozinhos podem se deparar com uma dificuldade desbalanceada, tornando a aventura menos prazerosa. A ausência de crossplay foi outro aspecto negativo apontado, assim como o reaproveitamento de ativos gráficos, o que, para alguns, compromete um pouco a imersão.

Além disso, elementos típicos do roguelite, como a falta de progressão permanente, podem frustrar fãs mais acostumados aos RPGs tradicionais. O controle de plataforma, considerado um tanto desajeitado, também foi citado como um obstáculo, especialmente considerando o novo foco em agilidade e liberdade de movimento.

As principais notas de Elden Ring: Nightreign

A IGN Benelux deu a nota mais alta até o momento: 92/100. Para eles, o spin-off representa o seguinte:

“Uma evolução ousada e surpreendentemente bem-sucedida

de Elden Ring. O site destacou que a FromSoftware conseguiu criar uma versão mais social do universo do jogo, sem sacrificar o desafio e a atmosfera que marcaram o original.


Na mesma linha, o GamingTrend atribuiu 85/100, considerando o título da seguinte forma:

“Um experimento arrojado que oferece uma experiência multiplayer rápida e viciante”

embora ressaltem que ele seja mais adequado para veteranos do gênero, dispostos a explorar uma abordagem menos tradicional da fórmula da FromSoftware.


Já a Game Informer ficou com 80/100, destacando o ritmo acelerado como um dos pontos altos:

A recompensa pelos meus esforços é a maestria, o conhecimento e a adrenalina que acumulei ao longo de dezenas de horas em Elden Ring, agora condensados em uma única jogada… a adrenalina e a dopamina estão presentes em cada sessão de Nightreign, e é emocionante saber que você pode reviver essas sensações em apenas 45 minutos.”

Por outro lado, a VGC foi mais crítica, dando apenas 60/100. Em sua análise, descreveu Nightreign como:

“Uma tentativa desajeitada de implementar o caos multiplayer em um dos melhores RPGs de todos os tempos.”

Para eles, a falta de variedade e o sistema de combate desequilibrado acabam resultando em uma experiência estranha, que não consegue alcançar o padrão elevado estabelecido pelo título original.

Principais avaliações até agora:

IGN Benelux – 92

CG Magazine – 90

Cold Loot Level – 90

The Gamer – 90

GAMES.CH – 87

GamePressure – 85

GamingTrend – 85

Game Informer – 80

TechRadar Gaming – 80

PushSquare – 80

Eurogamer – 80

RPGFan – 75

Digital Trends – 70

IGN – 70

DualShockers – 70

VGC – 60

The Guardian – 60

Critical Hits – 40

Vale destacar que mais análises devem ser publicadas nos próximos dias, o que pode alterar a média atual no Metacritic.

Lançamento

Elden Ring: Nightreign chega oficialmente no dia 30 de maio de 2025, com versões para PS5, PS4, Xbox Series X/S, Xbox One e PC. O pré-carregamento já está disponível.