O aguardado Marathon, novo projeto da Bungie, parece estar enfrentando um caminho turbulento antes mesmo de chegar às prateleiras digitais. Após o estúdio admitir o uso de artes plagiadas na divulgação inicial do jogo, novos relatos indicam que o cenário interno está longe de animador — e que a pressão da Sony sobre o projeto é extremamente alta.
De acordo com o jornalista Paul Tassi, da Forbes, o jogo só será considerado um sucesso comercial se ficar entre os cinco títulos mais vendidos do ano nos Estados Unidos, segundo os rankings do NPD Group. A exigência, segundo ele, é um dos principais motivos pelos quais a Bungie optou por um lançamento pago, e não como um título gratuito para jogar (free-to-play).
“Ouvi dizer que esse jogo precisava estar no top 5 de vendas do NPD no ano pra ser considerado um sucesso. Isso é insano. Sem chance. Nenhuma chance”, afirmou Tassi em publicação recente.
Comparações com Concord e moral baixa
Em sua análise, o jornalista faz uma comparação direta entre Marathon e Concord, shooter competitivo da Firewalk Studios — outro estúdio sob o guarda-chuva da Sony que enfrentou um dos lançamentos mais fracassados da história recente, sendo desligado em apenas duas semanas após não conseguir sustentar 700 jogadores simultâneos na Steam.
“As pessoas estão chamando isso de Concord 2.0. Mas acho que elas se esquecem de quão histórico foi o fracasso de Concord”, criticou Tassi. “Dito isso, não espero que Marathon seja um sucesso.”
Além disso, o moral interno na Bungie estaria em baixa, com desenvolvedores preocupados com o futuro do estúdio e da franquia Destiny. Segundo o jornalista, o número de participantes nos testes Alpha caiu progressivamente, o que contrasta com o desempenho de Arc Raiders, outro shooter de extração que viu seu público crescer durante a mesma janela de testes.
Sem PvE, sem adiamento e com investimento pesado
Tassi também revelou que, apesar do desejo de parte da equipe em incluir um modo PvE (jogador contra ambiente), a Bungie nunca aprovou oficialmente o desenvolvimento do conteúdo, considerado agora caro e tarde demais para ser implementado.
“Todos os funcionários com quem conversei disseram para não esperar por um modo PvE”, afirmou. “Era um desejo desde o início, mas nunca foi aprovado pela liderança.”
Embora existam especulações sobre um possível adiamento, Tassi afirma que cancelar o projeto não é uma opção viável para a Sony, dado o estágio avançado da produção e o volume de investimentos já realizados.
“Uma coisa que você não pode fazer é cancelar o jogo. Já é tarde demais pra isso. Isso aqui não é Batgirl, você não vai simplesmente dar baixa e usar como dedução fiscal.”
Lançamento e cenário futuro
Marathon tem lançamento programado para 23 de setembro de 2025, com versões confirmadas para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S. No entanto, com expectativas tão elevadas e um cenário interno instável, o jogo representa um teste decisivo não apenas para a Bungie, mas também para a estratégia da Sony no segmento de jogos como serviço.
A grande questão agora é: Marathon conseguirá escapar da sombra de Concord e entregar um desempenho que justifique os altos investimentos?