A cada ano, desenvolvedoras e distribuidoras revisam o desempenho de seus títulos e, com isso, decidem desativar os servidores de jogos que perderam relevância ou público. Junho de 2025 trará uma nova leva de desligamentos, e entre os nomes está XDefiant, da Ubisoft, que teve uma trajetória curta desde seu lançamento em maio de 2024.
Títulos com servidores desativados em junho:
3 de junho: XDefiant
30 de junho: Resident Evil Re:Verse
30 de junho: Madden NFL 21
O caso mais curioso é o de XDefiant, um shooter gratuito da Ubisoft que chegou ao mercado em 21 de maio de 2024, mas não conquistou o sucesso esperado. Mesmo após tentativas de revitalização — incluindo uma 3ª temporada com novas facções, modos de jogo, mapas e um sistema de prestígio —, a empresa optou por encerrar seus serviços. A decisão foi comunicada oficialmente em dezembro do ano passado.
Outro título que dará adeus é Resident Evil Re:Verse, um multiplayer baseado no universo da clássica franquia da Capcom. Após vários adiamentos, o jogo foi lançado em 2022, mas teve recepção morna. Já em março deste ano, ele e seus DLCs foram removidos das lojas digitais. Agora, com os servidores saindo do ar em 30 de junho, o jogo será descontinuado definitivamente.
EA também anuncia desligamentos
O cenário não é diferente para os fãs de esportes. A EA confirmou que Madden NFL 21, lançado em 2020, terá seus servidores desativados no final de junho. E o sucessor, Madden NFL 22, também terá os serviços online encerrados, mas somente em 20 de outubro deste ano.
Vale lembrar que a Electronic Arts já desativou vários títulos populares nos últimos anos, como Dragon Age: Origins e Mirror’s Edge. Segundo a empresa, a medida é tomada quando a base ativa de jogadores fica abaixo de 1% do total de usuários online em seus jogos, tornando inviável manter os serviços funcionando.
Fonte: TrueAchievements , EA