Clair Obscur: Expedition 33 conquista título de jogo do ano para diretor de Stellar Blade após 96 horas de jogo e platina

Clair Obscur: Expedition 33 conquista título de jogo do ano para diretor de Stellar Blade após 96 horas de jogo e platina

Lançado no fim de abril, Clair Obscur: Expedition 33 rapidamente ultrapassou as expectativas e se tornou uma das grandes surpresas do ano. Criado pelo estúdio francês Sandfall Interactive — até então pouco conhecido — o RPG não apenas foi aclamado pela crítica, como também se destacou em vendas, mesmo estando disponível no Game Pass desde o lançamento.

Com avaliações altíssimas no Metacritic e na PlayStation Store, o título chegou a ser elogiado até pelo presidente da França, refletindo o impacto cultural inesperado do projeto. Agora, com algumas semanas desde seu lançamento, o jogo já está sendo amplamente mencionado como forte candidato a jogo do ano — e ganhou um fã ilustre: Kim Hyung-tae, diretor de Stellar Blade.

Em uma publicação feita no X (antigo Twitter), o criador do sucesso da Shift Up revelou que passou 96 horas jogando Clair Obscur: Expedition 33 e afirmou, em francês e inglês:

“Completei Clair Obscur: Expedition 33 em 96 horas. Sem dúvida, é o meu jogo do ano. Obrigado do fundo do coração, Sandfall Interactive!”

O mais impressionante é que Hyung-tae não apenas terminou o jogo — ele conquistou o troféu de platina, o que significa que superou todos os desafios, derrotou os chefes mais exigentes e explorou o conteúdo ao máximo.

Apesar da repercussão e da sede dos jogadores por mais conteúdo, o estúdio não planeja lançar uma expansão em breve. Segundo Guillaume Broche, diretor do projeto, a equipe está concentrada em aprimorar a experiência atual do jogo. Uma primeira atualização já foi lançada na última semana, corrigindo problemas e ajustando o balanceamento de chefes, como uma versão específica de Maelle. Novos updates estão previstos nos próximos meses, com base no feedback da comunidade.