Larian Studios critica distanciamento da indústria AAA em relação aos jogadores

Larian Studios critica distanciamento da indústria AAA em relação aos jogadores

Com o recente lançamento do remaster de The Elder Scrolls IV: Oblivion para consoles e PC, a Bethesda celebrou números impressionantes de engajamento, com a nova edição sendo calorosamente recebida pela comunidade gamer. Porém, enquanto muitos celebravam o retorno de um clássico com visuais atualizados, uma polêmica tomou forma nos bastidores da indústria.

Antes da chegada do remaster, Mike Ybarra — ex-presidente da Blizzard Entertainment — questionou publicamente a relevância de relançamentos de jogos antigos. Para ele, diante de produções inovadoras como Elden Ring, não há muito futuro para os remakes de títulos clássicos. A opinião não passou despercebida.

Michael Douse, diretor de publicação da Larian Studios — responsável por Baldur’s Gate 3, um dos maiores sucessos recentes do gênero RPG —, respondeu diretamente às críticas de Ybarra. Para Douse, declarações como essa ilustram o quanto parte da indústria AAA, especialmente suas lideranças, está perdendo o vínculo com o público.

“A cada ano, vejo o setor AAA se afastar mais do espírito dos jogadores. Esses executivos precisam apoiar os verdadeiros candidatos a Jogo do Ano nas plataformas em que atuam. Caso contrário, acabam sendo ignorados até mesmo em premiações como o Game Awards”

-afirmou Douse, em tom contundente.

Essa não foi a primeira vez que o executivo comentou sobre a desconexão entre grandes estúdios e os fãs. Em abril de 2024, Douse já havia publicado em suas redes sociais que criar uma conexão genuína com o público exige autenticidade e entendimento profundo do que as pessoas realmente valorizam em um jogo.

“A melhor forma de gerar identificação é falar a linguagem do jogador de maneira honesta. O que ele deseja? Você oferece isso? Entende quem está do outro lado da tela?.”

-escreveu na ocasião.

Ele definiu esse processo como “ressonância social verdadeira”, uma conexão sincera, duradoura ou não, que nasce do reconhecimento mútuo entre criadores e comunidade.

A reação dos jogadores endossa a visão da Larian

O posicionamento de Douse recebeu amplo apoio nas redes. Muitos fãs elogiaram a oportunidade de revisitar Oblivion, agora com gráficos renovados, enquanto outros destacaram o valor de permitir que novas gerações possam descobrir esse clássico pela primeira vez.

Os dados também reforçam a relevância dos remasters. No lançamento, Oblivion Remastered ultrapassou 180 mil jogadores simultâneos no Steam, além de conquistar posições de destaque na PlayStation Store — resultados que vão de encontro à previsão negativa feita por Ybarra.

Enquanto a Larian reforça a importância de ouvir o público, o sucesso de Oblivion demonstra que há espaço tanto para inovação quanto para o resgate de grandes obras do passado. A conexão, ao que tudo indica, segue sendo o maior trunfo dos estúdios que realmente entendem os jogadores.