The First Berserker: Khazan – Um Soulslike sem o estresse? Como os desenvolvedores estão tornando o gênero mais acessível

The First Berserker: Khazan – Um Soulslike sem o estresse? Como os desenvolvedores estão tornando o gênero mais acessível

Faltam apenas algumas semanas para o lançamento de The First Berserker: Khazan, um RPG de ação que segue a fórmula dos Soulslike. Embora o gênero continue em alta, sua característica dificuldade elevada pode afastar certos jogadores.

Pensando nisso, a desenvolvedora Neople buscou maneiras de tornar o jogo mais acessível sem comprometer sua essência desafiadora. A ideia não é simplesmente adicionar um modo fácil, mas sim encontrar um equilíbrio que torne a experiência desafiadora sem ser frustrante, como explicou o diretor criativo Junho Lee em entrevista recente.

“Jogos devem ser envolventes, não exaustivos”

A filosofia por trás de The First Berserker: Khazan é proporcionar desafios que recompensem o jogador sem torná-los desgastantes. Em entrevista ao GamesRadar, Lee afirmou:

“Queríamos que o sucesso fosse gratificante, mas, acima de tudo, que superar os desafios fosse divertido. Justiça é o ponto-chave aqui.”

Ele explicou que, se um jogo for muito fácil, perde-se a sensação de conquista. Por outro lado, se for excessivamente difícil, a frustração toma conta. O segredo está em encontrar o equilíbrio certo entre risco e recompensa:

“Quando um jogador enfrenta um desafio difícil e a recompensa não compensa, a experiência se torna frustrante em vez de satisfatória. Se o estresse continuar aumentando sem alívio, os jogadores acabam desistindo. Esse tipo de dificuldade é punitiva, e não desafiadora.”

Diferente de muitos jogos do gênero, The First Berserker: Khazan permitirá que os jogadores escolham um nível de dificuldade mais acessível. Inicialmente, essa opção só seria liberada após derrotar o primeiro chefe, mas, após análises da demonstração, a equipe fez ajustes para permitir que os jogadores reduzam a dificuldade mais cedo.

Lee explicou:

“Após revisar os dados da demo e ouvir o feedback da comunidade, decidimos ajustar o sistema. Agora, se um jogador morrer várias vezes antes do primeiro chefe, ele terá a opção de diminuir a dificuldade mais cedo.”

A versão de demonstração já está disponível para PS5 na PlayStation Store.

Lançamento e pré-carregamento

O lançamento oficial de The First Berserker: Khazan acontece em 27 de março de 2025 para PS5, Xbox Series X/S e PC. Quem optar pela Deluxe Edition terá acesso antecipado a partir de 24 de março.