Novas informações indicam que a Microsoft está desenvolvendo um dispositivo portátil de jogos em parceria com a Asus. O rumor inicial sobre o projeto surgiu recentemente, mas agora detalhes mais concretos foram revelados pelo jornalista Tom Warren.
Um Portátil para Unificar Windows e Xbox
De acordo com Warren, o dispositivo, que tem o codinome “Kennan”, faz parte de um esforço maior da Microsoft para integrar ainda mais o Xbox e o Windows. O objetivo seria criar uma biblioteca universal de jogos, permitindo que títulos de PC e Xbox estejam acessíveis em uma única plataforma.
“Disseram-me que Kennan é o codinome de um portátil que está sendo fabricado pela Asus, e é parte de um esforço maior da Microsoft para unificar o Windows e o Xbox em direção a uma biblioteca universal de jogos de Xbox e PC. Disseram-me que a Asus é uma das parceiras de lançamento para esses esforços, com um portátil da marca Xbox provavelmente estreando no final deste ano”, afirmou o jornalista.
Sistema Operacional e Interface Inspirada no Xbox
O portátil rodará Windows, mas contará com uma interface otimizada que se assemelha à experiência de usuário encontrada no Xbox. Isso sugere que a Microsoft pode lançar um programa de certificação para garantir que apenas dispositivos aprovados ofereçam a experiência completa do “melhor do Xbox e do Windows”.
Para viabilizar essa integração, a Microsoft está desenvolvendo o Project Bayside, um novo framework para o Xbox que permitirá a adaptação da interface para diversos dispositivos. Esse projeto também pode resultar na criação de uma loja unificada, facilitando o acesso aos jogos em múltiplas plataformas.
Lançamento Próximo
Segundo os rumores, o novo portátil Xbox pode ser lançado ainda este ano, embora a Microsoft não tenha feito nenhum anúncio oficial até o momento. Caso se confirme, o dispositivo poderá representar um avanço significativo na estratégia da empresa de expandir a presença do Xbox no mercado de hardware portátil.
Resta aguardar por mais detalhes oficiais sobre o projeto e como a Microsoft pretende posicionar esse novo portátil frente a concorrentes já consolidados, como o Steam Deck e o Asus ROG Ally.
FONTE: THEVERGE