Uma das minhas pendências gamer, finalmente zerei Sonic Generations a versão remasterizada lançada em Outubro de 2024, zerei primeiro o Shadow Generations que era o conteúdo novo e agora sim revisitei o jogo principal, digo no texto abaixo como foi a minha experiência.

Histories simples
A trama de Sonic Generations é simples e serve principalmente como um pretexto para unir diferentes eras da franquia. O jogo começa com Sonic e seus amigos comemorando o aniversário do ouriço, quando de repente um ser misterioso chamado Time Eater aparece e começa a distorcer o tempo e o espaço.
Esse é o pano de fundo para unir as duas eras dos jogos da franquia, sendo que você controla tanto o Sonic atual da era 3D e o Sonic gordinho da era clássica em uma jornada para derrotar Time Eater e restaurar as linhas do tempo e contando com ajuda dos amigos que dão diversas dicas para as fases dos jogo.

Gameplay icônica e frenética
O jogo alterna entre as mecânicas clássicas e modernas, agradando fãs de diferentes eras.
Em todas as fases do jogo, você jogará tanto com o Sonic clássico como é possível jogar a mesma fase com o Sonic da era atual mais 3D, isso torna bem interessante as mecânicas e perspectivas de como encarar cada fase do jogo e seus inúmeros coletáveis, tornando o fator replay gratificante caso você a queira pegar tudo das fases.
O jogo recria cenários clássicos de títulos como Green Hill Zone (Sonic the Hedgehog), City Escape (Sonic Adventure 2) entre outras fases icônicas de outros jogos, ponto negativo que temos poucas fases, sendo que é possível jogar as mesmas duas vezes em cada estilo.

A cada três fases você se depara com um relógio que necessita de três chaves para abrir a batalha contra o chefão, para isso você precisa vencer alguns desafios que são liberados após o término das três fases em questão e liberar essas chaves e aí sim ter a batalha do chefe.
Outro ponto negativo foi as batalhas de chefes, algumas lutas são bem feitas, mas outras, como a contra Time Eater (o chefe final), foi bem decepcionante e bem chata por sinal.

Trilha sonora nostálgica
As músicas remixadas das fases são um dos pontos altos do jogo, com versões modernizadas e fiéis aos originais, com todo o efeitos de sons já conhecido da franquia Sonic, me pega demais ouvir a música da Green Hill Zone.
Considerações finais
Sonic Generations é um ótimo jogo da franquia, misturando nostalgia e inovação de forma brilhante. Ele serve tanto para antigos fãs quanto para novos jogadores, oferecendo uma experiência divertida e bem-polida. Apesar de algumas falhas, especialmente no enredo e nas batalhas contra chefes e poucas fases, é um jogo essencial para qualquer fã de Sonic e com certeza vai render algumas horas de diversão, recomendo aos consagrados.