Desde a revelação de GTA 6 no final de 2023, ainda há muitas dúvidas sobre o desempenho do jogo nos consoles atuais. Dado o histórico da Rockstar em levar o hardware ao limite, uma das principais questões entre os jogadores é se o jogo contará com um modo de 60 FPS no PlayStation 5 e Xbox Series X.
O ex-animador da Rockstar, Mike York, abordou esse tema em entrevista ao podcast Kiwi Talkz, indicando que a desenvolvedora provavelmente priorizará uma taxa de 30 FPS estáveis nos consoles. Segundo ele, a complexidade do mundo aberto de GTA 6 e a quantidade de elementos em tempo real tornam improvável que o jogo alcance 60 FPS sem comprometer outros aspectos técnicos.
“Não sei se eles conseguirão 60 FPS. Acho que vão mirar em 30 FPS estáveis, garantindo que não haja quedas abaixo disso.”
-explicou York.
Ele acrescentou que, no PC, a taxa de quadros poderá ser maior, especialmente com as placas de vídeo mais avançadas e otimizações específicas para a plataforma.
E o PS5 Pro?
Sobre a possibilidade de GTA 6 rodar a 60 FPS no PS5 Pro, York se mostrou cético. Ele sugeriu que apenas tecnologias como upscaling por IA poderiam viabilizar essa taxa de quadros no console aprimorado da Sony.
“Não acredito que a versão inicial rodará a 60 FPS, a menos que seja alcançado por meio de um recurso como o upscaling de IA do PlayStation. Talvez no PS5 Pro, mas mesmo assim tenho minhas dúvidas.”
-afirmou.
Até o momento, a Rockstar Games não se pronunciou sobre o desempenho do jogo nos consoles, nem sobre quando divulgará novas informações. Há especulações de que um segundo trailer possa ser lançado em breve, mas, por enquanto, nada foi confirmado.