BOMBA! PlayStation cancela projetos de jogos como serviço, um deles sobre God of War

BOMBA! PlayStation cancela projetos de jogos como serviço, um deles sobre God of War

A Sony Interactive Entertainment oficializou o cancelamento de dois projetos de jogos live service, um deles em desenvolvimento pela Bluepoint Games e outro pelo Bend Studio, responsável por Days Gone. A informação foi revelada pelo jornalista Jason Schreier, que também destacou o impacto dessas decisões na estratégia da empresa para o futuro.

A decisão reflete a contínua dificuldade da Sony em encontrar sucesso em seu plano de diversificação para o mercado de jogos como serviço (live service), que tem sido amplamente criticado por parte da comunidade e analistas.

Fracassos e mudanças na estratégia de jogos como serviço

Em 2022, a Sony anunciou uma ambiciosa meta de lançar 12 jogos como serviço até 2026. Contudo, o cancelamento recorrente de projetos e o desempenho abaixo do esperado de títulos lançados, como Concord, colocaram essa estratégia em xeque. Até o momento, a maioria desses projetos não avançou ou foi descontinuada, gerando dúvidas sobre a viabilidade desse modelo para a empresa.

Os resultados também refletem um movimento mais amplo do mercado, em que vários estúdios têm enfrentado dificuldades para estabelecer jogos como serviço sustentáveis e lucrativos, dado o alto investimento e a concorrência acirrada nesse segmento. Além disso, o foco excessivo nesses projetos desviou recursos e atenção das produções que tradicionalmente são a força da Sony: os jogos single player com narrativas profundas.

Volta ao foco em narrativas single player

Em meio a essas mudanças, o CEO da PlayStation Studios, Hermen Hulst, afirmou recentemente que a Sony está buscando um equilíbrio entre jogos como serviço e títulos single player, mas enfatizou que as experiências single player voltarão a ser a principal prioridade da empresa. Este retorno às raízes é um alívio para muitos fãs, que sempre associaram a marca PlayStation a narrativas intensas e qualidade técnica excepcional, como visto em franquias como The Last of Us, Horizon e God of War.

Ao priorizar os jogos single player, a Sony espera reconstruir sua identidade enquanto ainda explora oportunidades no mercado de live service, mas de maneira mais cautelosa e estratégica. Segundo Hulst, o objetivo é oferecer um equilíbrio que não comprometa a reputação da empresa como líder em jogos narrativos, mesmo que isso signifique um ajuste nos planos de longo prazo.

O futuro dos estúdios afetados

Com o cancelamento dos projetos da Bluepoint Games e Bend Studio, a expectativa é que ambos os estúdios redirecionem seus esforços para projetos mais alinhados com a nova estratégia da Sony. A Bluepoint, conhecida pelo aclamado remake de Demon’s Souls, deve retomar o foco em projetos de alta qualidade voltados para single player. Já o Bend Studio, que há anos não lança um novo título, também deve se concentrar em experiências narrativas, embora ainda não haja informações oficiais sobre seus próximos passos.

Considerações Finais

O cancelamento dos projetos live service marca mais um ajuste na estratégia da Sony, que reconhece a necessidade de reforçar seu portfólio de jogos single player e narrativas intensas. Embora os planos para jogos como serviço não sejam completamente abandonados, o foco será redirecionado para áreas em que a empresa já provou ser líder.

Esse movimento, embora bem-vindo por muitos fãs, levanta questões sobre o impacto financeiro dos investimentos perdidos e o tempo necessário para a recuperação. O futuro da Sony, agora, parece estar novamente centrado em suas maiores forças: inovação e excelência narrativa.

Fonte: Bloomberg