A Firesprite, estúdio interno da Sony, voltou recentemente ao centro da discussão devido a algumas artes conceituais vazadas online que efetivamente revelaram detalhes sobre dois ambiciosos projetos cancelados.
Entre estes encontramos um jogo de serviço pós-apocalíptico e um battle royale de ficção científica, ambos desenvolvidos com Unreal Engine 5. Estes projetos, que prometiam inovações visuais e estilísticas, nunca chegaram à fase de lançamento, seguindo decisões estratégicas da Sony.
As imagens, compartilhadas online por um ex-artista da Firesprite (graças a matéria da The Game Post), a reportagem mostravam armas e adereços altamente detalhados, projetados para um jogo de serviço pós-apocalíptico.
Este título, desenvolvido com Unreal Engine 5, teve como objetivo oferecer uma atmosfera envolvente através de designs realistas e detalhados. Porém, o projeto não passou da fase de desenvolvimento e foi cancelado pela Sony, ao lado de outros jogos como o novo Twisted Metal, que foi cancelado segundo Jason Schreier.
Passando para o segundo projeto cancelado, era especificamente um Battle Royale de ficção científica caracterizado por um estilo gráfico estilizado. Após 18 meses de desenvolvimento, o jogo foi transferido para outra equipe e a propriedade intelectual foi vendida. As mudanças estilísticas subsequentes marcaram uma distância significativa da visão original da Firesprite.
Esses cancelamentos ocorrem em meio a turbulências internas na Firesprite, já sob ataque por supostos problemas de gestão e uma cultura de trabalho tóxica. Apesar destas dificuldades, a Sony continua a apostar no setor de live service, contando com projetos futuros como Marathon da Bungie para apoiar a sua estratégia neste segmento de mercado.