O PS5 Pro oferece aos jogadores uma poderosa opção de atualização de hardware, mas nem tudo funciona perfeitamente. Certos títulos têm um impacto negativo na qualidade da imagem. Aparentemente, elas se devem à tecnologia PSSR que anda causando muita discussão nos últimos dias.
Entre os jogos com performance ruim no PS5 Pro está Star Wars Jedi: Survivor. Ás vezes a versão do PS5 Pro parece pior do que na versão básica, apesar do hardware melhorado. Mas quais são as causas? Um desenvolvedor se manifestou nas redes sociais e forneceu insights técnicos.
Desenvolvedor explica problemas de PSSR
As declarações sobre o PS5 Pro e PSSR foram publicadas em um post no Resetera , onde o autor se autodenomina “Koralsky”. De acordo com Tweaktown, poderia ser Ivaylo Koralsky. Ele é o chefe do estúdio Kyodai, um desenvolvedor búlgaro por trás de “Truck Driver: The American Dream”.
Embora permaneça um ponto de interrogação atrás do autor, suas declarações anteriores sugeriram que um entendimento técnico está presente. E em relação ao PS5 Pro e à tecnologia PSSR utilizada, Koralsky fez uma previsão interessante.
“Como este é um jogo UE4, o SDK9 é usado. Isto também significa uma implementação anterior do PSSR. Talvez até o primeiro. Para uma versão atual do PSSR, você precisa usar SDKs posteriores (10 e superiores)”.
– Explicou ele em um post.
Jogos como Star Wars Jedi: Survivor provavelmente usam versões mais antigas do upscaler PSSR, o que leva a uma qualidade de imagem decepcionante.
O desenvolvedor acrescentou que os jogos baseados no SDK 10 ou versões superiores apresentarão melhorias significativas. Os títulos criados com Unreal Engine 5.5 em particular devem se beneficiar de uma versão PSSR atualizada.
“Tenho quase certeza de que os títulos UE5.5 ficarão muito melhores com PSSR – mesmo em uma resolução interna mais baixa.”
Melhorias esperadas em um futuro próximo
Koralsky indicou que a condição do PSSR melhorará significativamente nos próximos seis a 12 meses.
Devido a acordos de confidencialidade, o desenvolvedor não pôde revelar detalhes específicos – como “quantas iterações PSSR diferentes já estão disponíveis ou que tipo de melhorias elas oferecem”.
No entanto, os usuários podem esperar melhorias na qualidade da imagem:
“Você pode esperar melhorias de QI no segundo/terceiro lote de jogos com suporte para PS5 Pro que usam PSSR”.
– Previu Koralsky.
Também ouvimos declarações semelhantes da Digital Foundry. A DF apontou diversas vezes que o PSSR ainda está em sua infância em comparação ao DLSS da Nvidia, mas está em constante desenvolvimento e até serve de base para o PS6 .