Ex-produtor da franquia detalha mudança estratégica no estúdio e o impacto no ciclo de desenvolvimento
A espera por Mass Effect 5 — ou seja qual for o nome final da próxima grande aventura espacial de BioWare, promete ser longa. Em entrevista recente, o veterano produtor Mark Darrah comentou sobre o foco atual do estúdio e lançou luz sobre os motivos que vão estender o tempo até o lançamento do novo jogo.
Durante um bate-papo que inicialmente girava em torno do encerramento dos servidores de Anthem, Darrah explicou que a BioWare passou por uma transformação significativa nos últimos anos: o estúdio deixou de trabalhar em vários projetos ao mesmo tempo para se dedicar 100% a um único jogo, que agora é Mass Effect. Segundo ele, essa mudança — embora positiva a longo prazo, inevitavelmente significa um cronograma de desenvolvimento mais longo e menos previsível.
Segundo a visão de Darrah, o modelo antigo de múltiplos projetos simultâneos causava conflitos internos, competição por recursos e até atrasos não intencionais entre as equipes. A promessa agora é que todos os esforços estejam concentrados no novo título, o que, na sua opinião, deve resultar em um jogo mais robusto e melhor alinhado com as expectativas dos fãs.
Mas essa dedicação exclusiva tem preço. O produto dessa nova estratégia é uma experiência de criação de jogos onde a BioWare não se distrai com outros títulos, mas, por consequência, Mass Effect 5 pode levar anos até ficar pronto. Análises de mercado e rumores sobre a produção sugerem que o título pode não chegar antes de 2028 ou mesmo 2029, dado o estágio atual de desenvolvimento e a transição completa da equipe para um projeto de grande escala.
Essa espera maior não é apenas por causa de foco único: o estúdio veterano saiu de um histórico recente de jogos que tiveram mudanças internas e desafios, incluindo Anthem e Dragon Age: The Veilguard. Realocar talentos, redefinir prioridades e aprender com projetos anteriores são partes da reestruturação que BioWare acredita ser necessária para que Mass Effect 5 não repita erros do passado.
Ao mesmo tempo, vagas de emprego recentes da empresa sugerem que além de Mass Effect 5, pode haver planos para “experiências futuras” no universo de Mass Effect, embora nada concreto tenha sido divulgado até o momento.
Em resumo: o ciclo de desenvolvimento está começando a ganhar tração, mas os fãs devem preparar a paciência. A promessa de um RPG espacial ambicioso e focado é empolgante, mas, para ver essa visão se materializar, ainda deve faltar água pra atravessar o espaço.
Fonte: DestinL
