PS5 Pro: PSSR 2.0 pode desapontar fãs ao não incluir recurso esperado, mas foco é qualidade de imagem

PS5 Pro: PSSR 2.0 pode desapontar fãs ao não incluir recurso esperado, mas foco é qualidade de imagem

Nova versão do upscaler da Sony promete avanços técnicos importantes no PS5 Pro, mas deve abrir mão da aguardada geração de frames


Rumores recentes sobre o próximo grande update gráfico do PlayStation 5 Pro indicam que a Sony poderá lançar o PSSR 2.0 em 2026 — uma evolução significativa do sistema de upscaling baseado em IA do console. No entanto, novas informações apontam que essa atualização poderá abrir mão de um recurso que muitos entusiastas esperavam: a geração de frames (Frame Generation). 

Segundo relatos do insider conhecido como Moore’s Law Is Dead, que tem divulgado informações internas sobre tecnologias gráficas da Sony, a nova versão do PlayStation Spectral Super Resolution — apelidada de PSSR 2.0 — deve ser construída sobre uma base técnica completamente nova, internamente chamada de Multi Frame Super Resolution 2 (MFSR2). Essa tecnologia traria uma API retrabalhada, uso de memória mais eficiente, processamento de GPU reduzido e potencial melhoria na qualidade de imagem em comparação com a versão atual. 

O que não estará no PSSR 2.0 (para surpresa de alguns)

Apesar da expectativa de muitos fãs por um sistema de Frame Generation — ideia que ganhou tração nos últimos meses como maneira de aumentar artificialmente as taxas de quadros e suavizar animações — esse recurso não deve fazer parte do PSSR 2.0. 

De acordo com a fonte do vazamento, desenvolvedores envolvidos com o projeto afirmaram que não existe nenhum indício de que a Sony esteja integrando Frame Generation ao novo upscaler. Pelo contrário: a decisão de não incluir essa funcionalidade pode ser deliberada, já que muitos criadores de jogos aparentemente preferem priorizar estabilidade visual e nitidez de imagem a uma técnica que muitas vezes adiciona quadros “inventados” e pode gerar input-lag ou artefatos visuais indesejados. 

O foco da Sony: clareza e performance sólidos

A justificativa técnica para esse aparente corte de funcionalidade faz sentido nas entranhas do desenvolvimento gráfico moderno: a geração de frames insere imagens intermediárias entre quadros já renderizados, o que pode criar a sensação de fluidez, mas também pode impactar na responsividade e introduzir ruídos visuais, especialmente em títulos de alta velocidade ou com grandes quantidades de efeitos em tela. 

Em vez disso, parece que a Sony quer refinar o upscaling de verdade, reduzindo a necessidade de memória e tirando maior vantagem da arquitetura mais robusta da GPU do PS5 Pro. Alguns relatórios sugerem que isso pode se traduzir em títulos capazes de rodar com qualidade nativa próxima ao 4K a taxas de quadros mais altas, sem “enganar” o hardware — uma aposta que pode pagar dividendos em jogos visualmente ambiciosos que já são aguardados no futuro do console. 

Rumores continuam, sem confirmação oficial

Importante lembrar que nenhuma dessas informações foi confirmada oficialmente pela Sony até o momento. Todos os detalhes sobre o PSSR 2.0, tanto o que ele traria quanto o que não terá — baseiam-se em vazamentos e documentos internos vistos por fontes não públicas. 

Enquanto isso, a comunidade segue especulando sobre como o PS5 Pro poderá evoluir nos próximos anos, em especial com o suporte técnico para títulos futuros e possíveis parcerias com tecnologias como o FSR 4 da AMD, que também tem sido mencionado em rumores paralelos sobre melhorias gráficas no console. 

Fonte: TheGamePost