Desenvolvedores revelam por que o novo jogo rompe totalmente com a tradição da série
Silent Hill f marca uma virada histórica para a franquia. Pela primeira vez, a série deixa para trás a icônica cidade norte-americana coberta de névoa e mergulha no Japão dos anos 1960, adotando uma identidade própria — e profundamente enraizada no folclore local. A mudança não só revitalizou o universo da Konami como também rendeu frutos imediatos: mais de um milhão de cópias vendidas nos dois primeiros dias.
Em entrevista, o produtor Motoi Okamoto e o roteirista Ryukishi07 revelaram que essa direção ousada quase foi outra. A ideia inicial era seguir um caminho muito mais próximo da fórmula tradicional da série, mantendo a presença de um culto misterioso agindo nas sombras — estrutura já familiar aos fãs de “Silent Hill”. A diferença é que tudo aconteceria em solo japonês.
Segundo Ryukishi07, a proposta original era praticamente um “Silent Hill clássico com sotaque local”. Porém, ao desenvolver o conceito ao lado de Okamoto, surgiu uma percepção decisiva: mudar apenas o mapa não era suficiente. Se o jogo aconteceria no Japão, a história também precisava nascer de algo que só o Japão poderia contar.
Foi daí que veio a guinada. Em vez de replicar o culto ocidental dos jogos anteriores, a narrativa passou a se apoiar no mito de Inari e em lendas profundamente ligadas à espiritualidade japonesa. A dupla acreditava que esse olhar autêntico daria ao jogo uma identidade única — e eles estavam certos.
Ryukishi07 destacou ainda que nunca houve receio de que essa abordagem afastasse o público ocidental. Pelo contrário, havia plena confiança de que os fãs internacionais abraçariam a mitologia xintoísta e suas nuances. A equipe sabia que a série sempre atraiu jogadores dispostos a mergulhar em universos complexos e simbólicos.
Okamoto também comentou sobre essa mudança estrutural, lembrando que a visão religiosa por trás da franquia sempre foi moldada pelo pensamento cristão, centrado em um único Deus. Para ele, partir de uma compreensão oriental — plurideísta, fluida e cheia de divindades com papéis múltiplos — trouxe uma das características mais marcantes do novo título.
Silent Hill f está disponível para PS5, Xbox Series X/S e PC desde 25 de setembro de 2025.
Fonte: Dengeki Online / Automaton
