gamescom latam impulsiona a conexão entre games e cinema na CCXP25

gamescom latam impulsiona a conexão entre games e cinema na CCXP25

Evento leva painéis, plataforma de negócios e creators para fortalecer a integração entre as duas indústrias dentro do Unlock | CCXP 2025


A gamescom latam, versão latino-americana do maior evento de games do mundo, marca presença na CCXP25 com uma proposta clara: aproximar ainda mais a indústria de videogames do universo cinematográfico. A participação inclui painéis exclusivos, uma plataforma profissional de agendamento de reuniões adaptada para o evento e a presença dos coletivos Creative Squad e Arkanis, ampliando a integração entre os dois setores dentro do Unlock | CCXP 2025, o novo hub de negócios focado em screen business.

Com essa iniciativa, a gamescom latam reforça sua estratégia de conectar o audiovisual brasileiro às oportunidades crescentes do mercado de jogos, fortalecendo a parceria com o Unlock | CCXP 2025 e ampliando o espaço para negócios conjuntos no país.

Programação e iniciativas na CCXP25

A colaboração entre games e cinema ganha destaque no painel “Cutscene: Quando o Cinema Entra no Jogo (e o Jogo Invade as Telas)”, que acontece em 5 de dezembro, às 11h15. A mesa reunirá especialistas que atuam diretamente na intersecção entre filmes, séries, tecnologia e desenvolvimento de jogos, trazendo para o audiovisual o repertório e a visão consolidados pela gamescom latam ao longo de sua trajetória no setor.

Outro destaque é a estreia da Plataforma de Agendamento de Reuniões, adaptada especialmente para o Unlock | CCXP 2025. A ferramenta foi pensada para facilitar encontros estratégicos, promover conexões entre produtores, estúdios, distribuidoras, publishers, plataformas e investidores, e fortalecer a profissionalização do mercado audiovisual ao aproximá-lo das dinâmicas do ecossistema gamer.

Segundo Gustavo Steinberg, CEO da gamescom latam e diretor do Unlock | CCXP 2025, essa união é natural:

“O diálogo entre games e cinema está por toda parte. Basta olhar para sucessos como Mario, Sonic e Minecraft. Estimular essa convergência fortalece os dois lados.”

Eliana Russi, head de conteúdo, reforça que o momento é estratégico, com o mercado global acelerando a expansão de propriedades intelectuais entre diferentes mídias.

Conteúdos para o público e creators convidados

Além do enfoque em negócios, a gamescom latam também leva conteúdo especial ao novo palco Creators & Games, reforçando a conexão entre criação digital, videogames e audiovisual. Participam os coletivos Creative Squad e Arkanis, formados por influenciadores de alto impacto que transitam entre cultura pop, tecnologia, games e storytelling. A presença dos grupos fortalece o diálogo com o público jovem e amplia a atuação da gamescom latam dentro do evento.

Rumo à edição de 2026

A próxima edição da gamescom latam acontece de 30 de abril a 3 de maio de 2026, com um dia VIP — 29 de abril — dedicado à imprensa, criadores de conteúdo e visitantes B2B, no Distrito Anhembi, em São Paulo. O evento reunirá grandes nomes da indústria, apresentará centenas de jogos jogáveis, sediará anúncios importantes e conectará fãs com influenciadores, cosplayers e experiências variadas.

Também estão confirmadas competições de esports e o gamescom latam BIG Festival, a maior competição de jogos independentes do mundo, além de uma plataforma robusta voltada ao networking e às reuniões de negócios.