Criador da Rockstar comenta a essência que transformou GTA em um fenômeno cultural.
No programa britânico Sunday Brunch, o cofundador da Rockstar, Dan Houser, revisitou sua trajetória, refletiu sobre o estado atual da indústria e, claro, explicou o que transformou GTA em um fenômeno que atravessa décadas.
Durante a entrevista, Houser alertou que o mercado de jogos vive um momento crítico, impulsionado pela busca incessante por lucros imediatos. Entre essas reflexões, ele relembrou também o desenvolvimento turbulento de GTA 3, um projeto que parecia improvável e arriscado na época, mas acabou redefinindo os rumos da Rockstar.
O ponto central da conversa, porém, foi sua visão sobre o segredo do sucesso da franquia.
A mistura que mudou tudo
Para Houser, a força de GTA vem da união entre narrativa cinematográfica e liberdade extrema. Os jogadores mergulham em histórias com peso, ambientadas em versões vibrantes de cidades americanas, enquanto assumem ali uma versão ampliada de si mesmos — algo que, no mundo real, é impossível replicar.
Ele também destacou que GTA inovou ao reunir estilos de jogo antes isolados. Houser recorda:
“Antes, os jogos eram ou de tiro, ou de corrida, ou de simulação. GTA combinou os três. E fez isso de um jeito que parecia realmente livre.”
Essa proposta de viver dentro de um espaço artificial — algo que hoje floresce em VRChat, GTA Roleplay, Fortnite e nas ambições fracassadas da Meta para um Metaverso — já era uma semente plantada pela Rockstar muito antes de o conceito virar febre.
Um legado que prepara o palco para GTA 6
Com analistas prevendo o maior lançamento da história dos videogames, GTA 6 segue em desenvolvimento. Porém, tanto a Rockstar quanto a Take-Two confirmaram recentemente um novo adiamento.
A nova data de lançamento está marcada para 19 de novembro de 2026, chegando ao PS5 e ao Xbox Series X/S.
Fonte: GamesRadar
