Plataforma passa a restringir conversas entre faixas etárias semelhantes e expande a verificação de idade para usuários do mundo todo
A Roblox decidiu subir a régua da proteção online e está ampliando seu sistema de verificação por reconhecimento facial para determinar a idade dos jogadores antes de liberar o chat. A ideia é simples, mas ousada o bastante para mexer com todo o setor: limitar conversas entre usuários de faixas etárias compatíveis e impedir a interação direta entre adultos e menores.
A empresa, sediada em San Mateo, anunciou que o novo modelo de comunicação começa a ser implementado já no início de dezembro em alguns mercados, como Austrália, Nova Zelândia e Holanda. A partir de janeiro, a exigência será estendida para o restante do mundo, acompanhando a disponibilidade do recurso de chat em cada país.
A aposta da Roblox é criar um padrão inédito de segurança. Para isso, todos os usuários podem, voluntariamente, passar pelo processo de Estimativa Facial de Idade, que permite acessar as funções de chat. A tecnologia identifica o grupo etário do jogador — U9, 9–12, 13–15, 16–17, 18–20 ou 21+ — e libera a comunicação apenas com perfis dentro da mesma faixa ou próximas, dependendo do caso.

Matt Kaufman, Chefe de Segurança da Roblox, afirma que a prioridade da empresa é garantir uma experiência positiva e adequada para os mais de 150 milhões de usuários ativos. Com a verificação facial obrigatória para o chat, a plataforma pretende reduzir riscos e incentivar que outras empresas adotem práticas semelhantes.
Na prática, o sistema funciona assim:
Uma jogadora de 12 anos, por exemplo, poderá conversar apenas com usuários de até 15 anos. Já alguém com idade estimada em 18 anos pode interagir com jogadores a partir de 16 anos, além de adicionar conexões confiáveis com familiares mais jovens, desde que tenham pelo menos 13 anos.
O processo de verificação é direto e feito dentro do próprio app da Roblox. Após permitir o uso da câmera e seguir algumas instruções simples — como virar o rosto para diferentes lados — o usuário recebe sua classificação etária. No Brasil, menores de 13 anos precisam de autorização dos pais, que recebem um e-mail para aprovar o procedimento por meio dos Controles Parentais.

A Roblox também permite um segundo método: a Verificação de Identidade, cujo formato muda de acordo com as leis locais. Pais e responsáveis seguem com acesso às contas vinculadas dos filhos e podem ajustar informações como a data de nascimento após a conclusão da estimativa facial.
A empresa garante que o processo preserva a privacidade. As imagens usadas durante a verificação são processadas pela parceira Persona e excluídas logo em seguida. Embora opcional, sem a verificação não será possível usar recursos de chat.
Especialistas em segurança digital, como Stephen Balkam, do Family Online Safety Institute, e Jules Polonetsky, do Future of Privacy Forum, elogiaram a iniciativa, destacando a abordagem pró-privacidade e o reforço à segurança de jovens usuários.
A nova etapa integra um esforço maior: desde janeiro de 2025, a Roblox lançou mais de 145 iniciativas de segurança, incluindo monitoramento por IA em tempo real, restrições padrão para menores, regras rígidas contra conteúdo adulto, parcerias com autoridades e um robusto sistema de Controles Parentais.
A plataforma apresenta agora o Safety Center, um espaço dedicado para orientar pais e responsáveis sobre decisões e configurações de segurança.
No fim das contas, essa mudança representa a visão de futuro da Roblox: uma comunidade global onde a criatividade floresce com responsabilidade. Ao tornar a verificação por idade um requisito para o chat, a empresa busca criar um ambiente mais seguro, humano e sustentável para todas as idades.
