Dan Houser revela que Arthur Morgan é seu protagonista favorito entre todos os jogos da Rockstar

Dan Houser revela que Arthur Morgan é seu protagonista favorito entre todos os jogos da Rockstar

Co-criador de Grand Theft Auto e Red Dead Redemption destaca a profundidade emocional e narrativa do personagem de RDR2


Dan Houser, co-fundador da Rockstar Games e roteirista responsável por alguns dos maiores sucessos da história dos videogames, revelou que Arthur Morgan é seu protagonista favorito entre todos os personagens que já ajudou a criar. A declaração foi feita durante sua participação no podcast de Lex Fridman, onde o escritor discutiu o processo criativo por trás de Red Dead Redemption 2 e refletiu sobre as complexidades do personagem central da obra.

“Eu acho que ele é o melhor personagem principal”, afirmou Houser, ao ser questionado sobre qual protagonista mais o marcou. “Os personagens principais são diferentes dos secundários, e acredito que Arthur é o mais completo e funciona melhor.”

Segundo o roteirista, o personagem interpretado por Roger Clark representa o ponto mais alto do equilíbrio entre construção narrativa, design e atuação dentro da Rockstar. O escritor destacou ainda o papel fundamental da equipe de arte e da direção narrativa na criação do personagem, elogiando especialmente o diário de Arthur, um dos elementos mais elogiados de Red Dead Redemption 2.

“A ideia do diário veio da equipe de arte. A forma como tudo foi implementado dentro da personalidade de Arthur… Ele era realmente completo, funcionava bem de várias maneiras diferentes. Adorei o relacionamento falho com sua antiga namorada e outros elementos. As nuances que surgiram ao redor dele foram incríveis”, explicou Houser.

Uma disputa entre Arthur Morgan e Niko Bellic

Apesar da preferência por Arthur, Houser admitiu que a escolha não é definitiva. Niko Bellic, o protagonista de Grand Theft Auto IV, ocupa um lugar especial para o roteirista por representar uma abordagem mais realista e sombria do sonho americano.

“Ele e Niko são os dois que eu gosto. Foram os dois mais ambiciosos. Então, para mim, é sempre uma disputa acirrada”, comentou.

A comparação entre ambos revela uma faceta interessante da escrita de Houser: enquanto Niko representa a culpa e a desilusão moral em um ambiente urbano corrompido, Arthur encarna o arrependimento e a busca por redenção em um mundo prestes a desaparecer. Ambos os personagens refletem temas centrais na obra da Rockstar (violência, moralidade e identidade), mas sob perspectivas completamente diferentes. Durante a mesma entrevista, Houser revelou um detalhe curioso sobre Grand Theft Auto IV: o plano original era que Niko Bellic morresse no final do jogo.

“Queríamos matar Niko no final, mas percebemos que isso seria um problema técnico. O jogador precisa que o protagonista continue vivo para jogar depois dos créditos”, explicou.

A mudança de planos ilustra a tensão constante entre narrativa e design nos jogos da Rockstar, algo que Houser sempre tratou como um desafio criativo central.

O legado de Dan Houser e a marca de Arthur Morgan

Desde que deixou a Rockstar em 2020, Dan Houser tem se mantido discreto, mas seu legado como roteirista permanece profundamente ligado à identidade narrativa do estúdio. A criação de Arthur Morgan é amplamente vista como o ápice da maturidade literária da empresa, combinando escrita detalhada, interpretação emocional e coesão temática em um dos personagens mais complexos já construídos para um videogame. A confissão de Houser apenas reforça o que muitos jogadores e críticos já consideram consenso: Arthur Morgan não é apenas o coração de Red Dead Redemption 2, mas também o retrato mais humano e profundo de toda a obra da Rockstar.

Fonte: GamesRadar