Gears of War: E-Day promete resgatar o terror e a tensão do primeiro jogo da franquia

Gears of War: E-Day promete resgatar o terror e a tensão do primeiro jogo da franquia

The Coalition aposta em um retorno às origens com atmosfera claustrofóbica, tons sombrios e foco no horror psicológico que marcou o clássico original


A The Coalition revelou que Gears of War: E-Day será um retorno direto às raízes da franquia, trazendo de volta o clima de horror e isolamento que definiram o primeiro Gears of War, lançado em 2006. Em entrevista ao portal FRVR, o diretor de arte Jerry O’Flaherty afirmou que o novo título seguirá a linha do terror mais contido e tenso do início da série, comparando a evolução de Gears a uma transição semelhante à da franquia Alien.

“Se Gears 1 era Alien, o resto da franquia foi Aliens”, explicou O’Flaherty, fazendo referência à diferença de tom entre o terror atmosférico do primeiro filme e a ação explosiva das sequências. Segundo o diretor, o primeiro jogo da série possuía uma natureza mais isolacionista e uma sensação constante de ameaça, algo que o estúdio pretende resgatar com E-Day. “Havia uma ocultação do inimigo, tensão e horror em cada localização, e eu adorava isso”, completou.

Diferente das últimas entradas da franquia, E-Day apostará em uma paleta de cores mais restrita e na ausência de luz para aumentar o suspense. A estética será fortemente inspirada no primeiro Gears, originalmente desenvolvido pela Epic Games no Unreal Engine 3, mas agora potencializada pela nova tecnologia do Unreal Engine 5, que promete elevar o nível de realismo e imersão.

Cinemática e ambientação sombria

O’Flaherty revelou que, ainda nos primórdios da série, a equipe já tratava o conteúdo cinematográfico como prioridade.

“Desde muito cedo, sabíamos que queríamos impulsionar o conteúdo cinematográfico. Estávamos fazendo isso antes mesmo de Gears estar propriamente em desenvolvimento”, afirmou. “Era horror. Era um jogo de horror, e horror tem uma paleta reduzida; vai ter muita escuridão.”

Essa filosofia visual e narrativa será central em Gears of War: E-Day, que funcionará como um prequel, explorando os primeiros dias do surgimento dos Locust e o impacto imediato da invasão sobre a humanidade. A The Coalition promete uma história intensa e contida, que se desenrolará ao longo de vários dias e oferecerá uma “nova sensação” dentro do universo Gears, mesclando terror psicológico, narrativa cinematográfica e combates brutais.


Mais do que revisitar o passado, o estúdio quer apresentar E-Day como uma reinterpretação emocional do início da saga. A intenção é mostrar o horror e o desespero dos primeiros confrontos contra os Locust, reforçando o lado humano dos personagens e a vulnerabilidade diante de um inimigo desconhecido. Com lançamento previsto para 2026, Gears of War: E-Day se posiciona como uma das grandes apostas da Microsoft para os próximos anos. Segundo O’Flaherty, os fãs podem esperar um retorno à essência do que tornou Gears um fenômeno: tensão constante, brutalidade estilizada e uma atmosfera que coloca o jogador de volta à escuridão de onde tudo começou.