Dan Houser afirma que Grand Theft Auto dificilmente sairá dos Estados Unidos

Dan Houser afirma que Grand Theft Auto dificilmente sairá dos Estados Unidos

Co-fundador da Rockstar explica que a identidade da franquia está profundamente ligada à cultura americana


O co-fundador da Rockstar Games, Dan Houser, revelou em entrevista ao Lex Fridman Podcast que a franquia Grand Theft Auto dificilmente será ambientada fora dos Estados Unidos. Segundo o criador, a essência da série está enraizada na cultura americana e seria praticamente impossível recriar a mesma identidade em outro país sem comprometer o tom e a autenticidade que definem a marca. Dan Houser destacou que o espírito de GTA sempre foi o de uma sátira da sociedade americana, abordando seus excessos, contradições e absurdos de forma cômica e crítica.

Essa visão se mantém em GTA 6, que será ambientado em Leonida, estado fictício inspirado na Flórida. Pelos trailers já divulgados, o novo jogo promete preservar o humor ácido e o retrato exagerado dos Estados Unidos modernos, traços que se tornaram símbolo da franquia. O criador também relembrou a única exceção da série: GTA London, lançado há 26 anos para o primeiro PlayStation.

“Fizemos uma coisinha em Londres, era bem bonitinha e divertida, mas para um GTA completo, sempre decidimos que havia tanto de americana inerente à propriedade intelectual que seria muito difícil fazê-lo funcionar em outro lugar”, explicou.

Para Houser, o jogo precisa de elementos que definem o imaginário dos Estados Unidos, como o acesso às armas, os personagens excêntricos e o estilo de vida exagerado.

“O jogo era muito sobre a América, talvez até de uma perspectiva de forasteiro. Mas isso era tão essencial à identidade do jogo que não teria funcionado da mesma forma em outro lugar”, completou.

GTA como retrato cultural dos EUA

A força cultural da franquia é tamanha que, em 2026, a Universidade do Tennessee oferecerá um curso dedicado ao impacto histórico e social de Grand Theft Auto. O professor Tore Olsson, responsável pela disciplina, afirmou ao IGN que muitos jogadores acabam moldando sua percepção da América moderna por meio das experiências vividas em Liberty City e Los Santos. A postura de Houser reflete uma visão semelhante à de Todd Howard, diretor da Bethesda, que no ano passado descartou a possibilidade de ambientar Fallout fora dos Estados Unidos. Assim como GTA, a série pós-apocalíptica também utiliza a “ingenuidade americana” como parte essencial de sua identidade narrativa.

Com lançamento previsto para 26 de maio de 2026, GTA 6 promete ser o projeto mais ambicioso da Rockstar até hoje, trazendo gráficos de ponta e uma sátira ainda mais incisiva sobre os Estados Unidos contemporâneos. Recentemente, uma pesquisa de mercado sugeriu que vender o jogo por US$ 100 poderia gerar menos lucro do que manter o preço tradicional de US$ 70, reforçando como a franquia continua no centro das discussões sobre a indústria de games, tanto econômica quanto culturalmente.

Fonte: IGN