Assassin’s Creed perde seu comandante: Marc-Alexis Côté deixa a Ubisoft após duas décadas e revela que saída não foi voluntária

Assassin’s Creed perde seu comandante: Marc-Alexis Côté deixa a Ubisoft após duas décadas e revela que saída não foi voluntária

Veterano da Ubisoft se despede após 20 anos e confirma que sua saída da franquia Assassin’s Creed não foi uma decisão voluntária


O veterano Marc-Alexis Côté, diretor criativo da franquia Assassin’s Creed desde 2022, anunciou sua saída da Ubisoft após 20 anos de contribuição — e esclareceu que a decisão não partiu dele. A mudança ocorre logo após a criação da Vantage Studios, nova subsidiária da Ubisoft em parceria com a Tencent, que agora será responsável por expandir grandes marcas como Assassin’s Creed, Far Cry e Rainbow Six.

Em um comunicado publicado no LinkedIn, Côté revelou que a Ubisoft decidiu transferir a liderança da franquia para alguém “mais alinhado à nova estrutura organizacional” e lhe ofereceu outro cargo, que ele acabou recusando por não ter o mesmo escopo e continuidade.

Quero deixar claro que não guardo rancor. A Ubisoft foi meu lar durante toda a minha vida profissional”, escreveu o criador.

“Mas devo isso às minhas equipes — passadas e presentes — para deixar isso claro: não saí voluntariamente. Permaneci no cargo até que a Ubisoft me pediu para sair.

A Ubisoft afirmou que a reorganização visa conceder maior autonomia e liberdade criativa aos desenvolvedores da Vantage Studios, prometendo experiências de jogo mais refinadas e conectadas ao feedback da comunidade.

O futuro de Assassin’s Creed — e de Côté — ainda é incerto, mas a saída marca o fim de uma era para um dos principais nomes por trás da reinvenção da franquia.