Sandfall Interactive demonstra que equipes pequenas podem criar experiências de alto nível graças à tecnologia moderna
Clair Obscur: Expedition 33, desenvolvido pela Sandfall Interactive, emergiu como um dos grandes fenômenos do ano no setor de games. Com uma equipe principal composta por apenas 30 desenvolvedores, o título conquistou a crítica e o público, tornando-se o jogo mais bem avaliado por usuários no Metacritic em 2025. O sucesso demonstra que, mesmo com recursos limitados, estúdios pequenos podem produzir experiências de qualidade comparável a grandes produções AAA.
Tecnologia como diferencial competitivo
Segundo Guillaume Broche, diretor criativo da Sandfall Interactive, a tecnologia foi determinante para que a equipe alcançasse esse nível de qualidade.
“Nos últimos anos, a tecnologia disponível como a Unreal Engine 5 tem sido realmente vital para permitir que equipes pequenas como a nossa alcancem resultados importantes, semelhantes aos de equipes muito maiores”, explicou.
Broche ressaltou ainda que a capacidade de se adaptar rapidamente a novas formas de trabalho foi essencial para o desenvolvimento do título. Embora a equipe central seja enxuta, o estúdio contou com colaboradores temporários em áreas estratégicas, incluindo testadores de controle de qualidade, especialistas em localização para tradução em diversos idiomas e até uma orquestra completa para a trilha sonora.
“Quando trabalhávamos com parceiros externos, era geralmente em coisas que melhoravam o jogo, em vez de alterá-lo radicalmente”, disse Broche.
A colaboração externa permitiu ampliar significativamente a acessibilidade do jogo e criar uma experiência sonora mais imersiva.
Foco na essência do jogo
Apesar do suporte externo, Broche destacou que a essência de Clair Obscur: Expedition 33 permaneceria intacta mesmo sem esses recursos adicionais.
“Mesmo sem ajuda externa, nossos principais processos de desenvolvimento, a história que queríamos contar e os sistemas que queríamos criar para o jogo teriam sido os mesmos, independentemente do tamanho da equipe”, afirmou.
Esse equilíbrio entre ambição e controle criativo mostra como estúdios independentes podem manter identidade própria sem comprometer a qualidade final do produto. O sucesso de Clair Obscur: Expedition 33 evidencia como ferramentas modernas de desenvolvimento, como a Unreal Engine 5, estão democratizando a criação de jogos sofisticados. Estúdios menores conseguem competir em termos de qualidade visual e jogabilidade com produções de grande orçamento, redefinindo a percepção do que é possível com equipes reduzidas e recursos estratégicos bem direcionados.
Disponível para PC, PlayStation 5, Xbox Series S|X e Game Pass, Clair Obscur: Expedition 33 consolidou a Sandfall Interactive como uma referência em desenvolvimento independente, provando que inovação, narrativa envolvente e atenção aos detalhes podem superar limitações de escala.