Executivos destacam potencial da tecnologia para o futuro, mas afirmam que ainda não está pronta para implementação no jogo
A Electronic Arts confirmou que Battlefield 6 não contará com conteúdo gerado por inteligência artificial (IA), apesar de reconhecer o potencial da tecnologia para projetos futuros da franquia. A informação foi detalhada em entrevista à BBC por Rebecka Coutaz, vice-presidente e gerente geral dos estúdios europeus responsáveis pelo desenvolvimento do título.
Uso restrito de IA durante o desenvolvimento
Segundo Coutaz, a IA generativa foi empregada apenas nas fases iniciais de planejamento do jogo, com o objetivo de permitir mais tempo e espaço para a equipe explorar ideias criativas. A executiva ressaltou que, embora a tecnologia seja promissora, ela ainda não apresenta maturidade suficiente para ser incorporada à rotina diária de desenvolvimento.
“Se conseguirmos quebrar a mágica com a IA, isso nos ajudará a ser mais inovadores e criativos“, afirmou Coutaz, descrevendo a ferramenta como “muito sedutora”. O diretor de design Fasahat Salim também comentou sobre a aplicação da tecnologia na indústria de games, destacando que não há motivo para receio. “Não é algo para se ter medo em nossa indústria. Especialmente porque trabalhamos em um ambiente na vanguarda da tecnologia, estamos meio que acostumados com as mudanças“, disse.
O posicionamento da EA sobre inteligência artificial ocorre em um momento estratégico para a empresa, que está prestes a ser adquirida em uma operação avaliada em US$ 55 bilhões, incluindo aproximadamente US$ 20 bilhões em dívidas. Investidores teriam demonstrado interesse em ver a empresa adotar soluções de IA para reduzir custos operacionais e aumentar a lucratividade, contribuindo para a sustentabilidade financeira da aquisição. Apesar de Battlefield 6 não incluir conteúdo gerado por IA, a posição da EA indica que a tecnologia deve desempenhar um papel relevante em projetos futuros, potencialmente transformando a forma como a franquia evoluirá, seja em narrativa, design de mapas ou mecânicas de jogo. A empresa reforça, porém, que qualquer implementação será cuidadosamente estudada para manter a qualidade e a experiência esperada pelos jogadores.
Fonte: BBC