Brothers in Arms pode estar de volta: estúdio estoniano confirma colaboração com a Gearbox

Brothers in Arms pode estar de volta: estúdio estoniano confirma colaboração com a Gearbox

Após 17 anos do último jogo da série, fãs reacendem as esperanças por um novo capítulo do clássico shooter tático da Segunda Guerra Mundial.


A espera pode finalmente estar chegando ao fim para os fãs de Brothers in Arms. Quase duas décadas após o lançamento de Hell’s Highway (2008), a série de tiro tático da Segunda Guerra Mundial pode estar prestes a renascer. O estúdio estoniano Frozen Lake Studios revelou que está colaborando com a Gearbox Software em um projeto confidencial descrito como “a próxima missão Brothers in Arms”.

Lançada em 2005 pela Gearbox — famosa por Borderlands — e publicada pela Ubisoft, a franquia Brothers in Arms conquistou um lugar especial entre os jogos de guerra da época. Ao contrário dos shooters tradicionais, a série apostou em um ritmo mais tático, destacando a liderança de esquadrões. O jogador comandava sua equipe para executar barragens de supressão, enquanto outras unidades avançavam em manobras de flanqueamento. Essa abordagem mais realista rendeu elogios, mas, após Hell’s Highway, a série entrou em um longo hiato.

Agora, porém, tudo indica que o retorno está mais próximo do que nunca. Há quatro anos, o CEO da Gearbox, Randy Pitchford, já havia sugerido que um novo capítulo estava nos planos, e a recente confirmação da Frozen Lake reacendeu as expectativas.

Frozen Lake assume papel-chave no renascimento da franquia

A Frozen Lake Studios não é novata na colaboração com a Gearbox. O estúdio já contribuiu para títulos como Borderlands 3 e Tiny Tina’s Wonderlands. Em uma página publicada em seu site — já removida, mas preservada no Internet Archive — a desenvolvedora revelou estar envolvida em um projeto chamado “a próxima missão Brothers in Arms da Gearbox”.

Segundo informações divulgadas pela Gamespot, mais de 50 profissionais, incluindo artistas e animadores, trabalham no projeto diretamente na sede do estúdio em Tallinn, Estônia. A localização geográfica é vista como uma vantagem estratégica: oferece acesso facilitado a documentos e artefatos históricos da Segunda Guerra Mundial, fortalecendo o compromisso da série com a autenticidade.

A Frozen Lake também já demonstrou experiência em jogos ambientados nesse período histórico, tendo participado de projetos como Medal of Honor: Above and Beyond e Sniper Elite 4, reforçando sua credibilidade para ajudar a reviver a clássica franquia.

O passado conturbado de Brothers in Arms

Caso o projeto chegue às lojas, marcará o primeiro título principal da série desde 2008. Embora tenha recebido spin-offs para dispositivos móveis, como Global Front (2010) e Sons of War (2014), esses jogos não alcançaram o impacto dos lançamentos originais.

Após Hell’s Highway, a Gearbox chegou a iniciar o desenvolvimento de um novo título que rompia drasticamente com a proposta da série. Inspirado no estilo irreverente de Quentin Tarantino, o jogo apostaria em um tom mais leve e cooperativo. Contudo, a recepção negativa dos fãs levou ao cancelamento do projeto, que acabou transformado no malfadado Battleborn.

Pitchford, em entrevistas no ano passado, admitiu que a franquia Brothers in Arms é pessoalmente significativa para ele, mas explicou que a ascensão meteórica de Borderlands obrigou a Gearbox a concentrar seus esforços na nova propriedade intelectual, deixando a série de guerra em segundo plano.

Se confirmada oficialmente, a nova produção poderá trazer de volta a proposta tática e a autenticidade histórica que tornaram Brothers in Arms um nome de peso no gênero, reacendendo a chama de uma franquia que parecia esquecida no tempo.

Fonte: Gamespot