Demissões atingem áreas-chave enquanto a empresa busca se reinventar após críticas ao novo Civilization
A Firaxis Games, conhecida pela icônica série Civilization, confirmou uma nova onda de demissões que atingiu departamentos de história, produção e arte, afetando dezenas de funcionários. A notícia veio à tona por meio de postagens de colaboradores nas redes sociais, incluindo a escritora Emma Kidwell, que relatou sua saída no LinkedIn e confirmou que outros colegas também foram impactados.
Em comunicado ao Game Developer, um porta-voz da 2K, editora da Take-Two, justificou as mudanças como parte de um processo para “reestruturar e otimizar o desenvolvimento, garantindo adaptabilidade, colaboração e criatividade”.
O estúdio, fundado em 1996 por Sid Meier, Jeff Briggs e Brian Reynolds e adquirido pela Take-Two em 2005, continua tendo a franquia Civilization como carro-chefe. No entanto, Civilization 7, lançado em fevereiro deste ano, recebeu críticas mistas, registrando uma média de 2,71 estrelas na PlayStation Store, apesar das vendas estarem dentro do esperado segundo o CEO da Take-Two, Strauss Zelnick. Ele destacou que a série historicamente mantém vendas consistentes a longo prazo.
Os cortes na Firaxis fazem parte de uma onda maior de reduções de pessoal na indústria, que nos últimos anos impactou empresas como Take-Two e Microsoft, com milhares de demissões e cancelamento de projetos.