Valor Mortis: “Não é um jogo para todos”, dizem os criadores de Ghostrunner sobre sua ousada mistura de Soulslike e influências de Dishonored

Valor Mortis: “Não é um jogo para todos”, dizem os criadores de Ghostrunner sobre sua ousada mistura de Soulslike e influências de Dishonored

Novo título da One More Level mistura elementos Soulslike com uma ambientação sombria nas Guerras Napoleônicas e promete uma experiência brutal em primeira pessoa.


A Gamescom 2025 pode não ter sido repleta de grandes surpresas, mas trouxe algumas novidades interessantes. Entre elas está Valor Mortis, o novo projeto da One More Level, estúdio responsável por Ghostrunner. O jogo foi apresentado durante o pré-show da Opening Night Live e chamou atenção por dois motivos: um cenário inusitado e uma perspectiva pouco comum para o gênero.

A aventura leva os jogadores para uma Europa Oriental alternativa, em plena era das Guerras Napoleônicas do século XIX, e aposta em algo ousado — um Soulslike em primeira pessoa.

Apesar da escolha inusitada, os desenvolvedores garantem que a experiência será autenticamente Soulslike, como reforçaram em uma recente sessão de perguntas e respostas ao GamesRadar. Entre as influências, eles também citaram a franquia Dishonored, da Arkane Studios, mas deixaram claro que o foco não é furtividade, e sim combates intensos e desafiadores.

Um verdadeiro Soulslike em primeira pessoa

O termo Soulslike já se tornou comum na indústria, mas nem sempre corresponde à essência do gênero. Jogos como Silent Hill F, por exemplo, chegaram a receber o rótulo sem realmente abraçar suas características principais.

No caso de Valor Mortis, a proposta é diferente: oferecer uma experiência totalmente fiel à filosofia Souls.

O jogo tem formato Soulslike, onde você coleta almas, acende fogueiras e enfrenta chefes extremamente desafiadores”, explicam os desenvolvedores.

Mesmo reconhecendo que combates corpo a corpo em primeira pessoa não costumam funcionar bem, a equipe decidiu encarar o desafio.

Achamos que podemos fazer isso funcionar”, afirmam.

Além disso, o jogo permitirá exploração não linear, com retorno a áreas anteriores para encontrar segredos, reforçando a estrutura tradicional do gênero.

Influências e filosofia de design

Apesar da inspiração em Dishonored, os criadores deixam claro: não é um jogo furtivo, e sim algo muito mais próximo da essência de Dark Souls.

E a filosofia é direta: não é um jogo para todos.

Se você jogou Ghostrunner, já sabe o que esperar. É um jogo de nicho, implacável, que fez muita gente desistir. Mas isso é parte do que nos atrai para o gênero Soulslike. Se alguém pode fazer isso em primeira pessoa, acreditamos que somos nós”, comentam.

Outro ponto importante para o estúdio é a originalidade. Durante a Gamescom, eles perceberam que a maior parte dos jogos apresentados pertencia a franquias já estabelecidas.

Com Valor Mortis, queríamos criar algo novo”, reforçam.

Quando chega e o que esperar

O lançamento de Valor Mortis está previsto para 2026, com versões para PS5, Xbox Series X/S e PC. A One More Level promete continuar trabalhando no jogo até lá, coletando feedback e realizando ajustes significativos antes da versão final.

Para os curiosos, um teste pré-alfa será realizado em breve, e as inscrições já estão abertas no site oficial.