Sobre o jogo:
Sword of the Sea é um jogo de aventura poético desenvolvido pela Giant Squid, estúdio conhecido por Abzû, Journey e The Pathless. Lançado em 19 de agosto de 2025 para PlayStation 5 e PC, ele mistura exploração contemplativa com elementos de skate em um deserto surreal. O protagonista é um andarilho que empunha a lendária espada que também funciona como prancha. Com ela, é possível deslizar pelas dunas, surfar nas ondas de areia e explorar ruínas antigas em busca de segredos. O objetivo é restaurar vida e equilíbrio a um mundo devastado, ativando pontos de água que transformam o cenário e revelam segredos, colecionáveis e criaturas míticas. A experiência é mais voltada para imersão visual e sonora, evocando a mesma sensação de contemplação que jogos como Journey proporcionaram.
O título possui 163 itens colecionáveis que são necessários para os troféus. Cada tipo de colecionável tem seu próprio troféu cumulativo (conchas secretas e monólitos) ou troféu individual (animais montáveis e sapos). Nenhum dos itens pode ser perdido e o progresso é salvo entre as jogadas. Você pode coletar quaisquer deles no NG+ ou na Seleção de Capítulo após sua primeira jogada, com exceção dos Pontos de Água.
Os Pontos de Água têm um aspecto de jogabilidade em cada nível e são redefinidos cada vez que você joga um capítulo, então se você não ganhar o troféu por restaurar totalmente a água em um local durante um capítulo, você precisa coletar todos eles nesse capítulo novamente para ganhar o troféu. Você pode ver seu número total de conchas secretas coletadas no menu de pausa, mas até o momento a seleção de capítulo não acompanha quantas por nível você coletou.
Neste guia, te mostrarei a localização de todas as conchas, monólitos, sapos, pontos de água, áreas de manobras e locais ideais para manobras.
Os troféus abaixo serão mostrados na ordem de progresso da campanha, ao invés da ordem padrão da PSN.
Sobre a platina:
⏱️ Tempo aproximado: 8 horas, seguindo um guia de coletável
🎬 Necessário pelo menos 2 jogadas
❌ Sem troféus perdíveis – A seleção de capítulos libera após zerar o jogo
🧹 23 troféus de coletáveis – baús, ladrilhos de peixe, conchas, sapos, monólitos
🎯 15 troféus de miscelâneas
⏳ 1 troféu de speed run – completar o jogo em 2 horas
📖 Troféus da história não serão mencionados
Mar Velado:
Monólito 1/6 – O Mar se Lembra
Na primeira área após o título surgir na tela, desça o nível e siga a parede à esquerda para encontrar um grupo de lanternas. Passe por elas e espere a passagem secreta se abrir. Interaja com o monólito no interior da passagem usando o quadrado.
Rastreador de Riquezas
Voltando à primeira área após o título, siga a parede à direita para encontrar uma rampa que leva a um nível mais alto. Siga o caminho acima pela esquerda até chegar na bosta e localizar o baú acima de uma plataforma de pedra.
Você só precisa encontrar 10 baús para desbloquear o troféu e há muitos ao longo do jogo, então eles não serão listados aqui. Porém, recomendo abrir todos os baús que você encontrar, pois eles dão o itens necessários para desbloquear habilidades. Encontrando 10 deles, você desbloqueia o troféu de bronze.
Ponto de Água 1/10
No centro da área, interaja com a esfera do pilar para restaurar a água na área. Pontos como este geralmente são necessários para progredir na história.
Concha Secreta 1/10
Na área onde você desbloqueia o mercador, à esquerda do local tem uma passagem estreita.
Ponto de Água 2/10
Na grande área após seu primeiro encontro com o mercador, siga o caminho à esquerda para encontrar um pilar com lanternas ao redor. Ative todas para gerar águas-vivas e saltar até o ao topo, onde você encontrará um ponto de água no chão. Este tipo de ponto de água é opcional para a progressão da campanha, mas obrigatório para a platina, pois precisa liberar totalmente a água dos capítulos e acessar áreas secretas com colecionáveis.
Monólito 2/6 – A Necrópole
Depois de interagir com o ponto de água, salte nas águas-vivas para alcançar o topo da da cachoeira.
Concha Secreta 2/10
Desça da cachoeira e entre na caverna secreta ao lado da água.
Ponto de Água 3/6
A partir da cachoeira, siga pela esquerda até uma colina para encontrar uma caverna sob uma cachoeira de areia. Pule na plataforma no meio da caverna para encontrar o ponto de água.
Descobridor
Depois de ativar o ponto de água acima, você pode seguir a água para pular em cima de uma estátua através de uma rampa.
Você só precisa encontrar 10 ladrilhos, para desbloquear o troféu e há muitos ao longo do jogo, então eles não serão listados aqui. Porém, recomendo passar por cima de todos os ladrilhos de peixe que encontrar, pois eles dão o itens necessários para desbloquear habilidades. Encontrando 10 deles, você desbloqueia o troféu de bronze.
Ponto de Água 4/10
Olhando para a esquerda, você encontrará um grupo de lanternas. Passe por elas que uma passagem se abrirá. Entre e ative o segundo conjunto de lanternas para abaixar a areia dentro da caverna. Siga o caminho ao lado do mural para ativar o ponto de água do local.
Monólito 3/6 – A Lâmina
Logo em frente, no canto da escada, tem um monólito à direita do grande mural.
Ponto de Água 5/10
À direita do monólito, há uma pequena abertura na caverna. Salte nas águas-vivas e siga o caminho à esquerda, onde um novo ponto de água é encontrado.
Concha Secreta 3/10
Depois de ativar o ponto de água, vá pelo caminho na parede à esquerda para alcançar a plataforma no final para encontrar a concha.
Ponto de Água 6/10
De volta à área principal, próximo da porta com ambas as correntes, ative as lanternas perto do centro dos picos de rocha para restaurar a água na área.
Ponto de Água 7/10
Siga a corrente esquerda até o grande edifício, sempre acionando as lanternas do caminho para ativar as águas-vivas e alcançar novos níveis e plataformas. use as águas-vivas que parecem alcançar o próximo ponto de água relacionado à história.
Condutor de Orca
Depois de restaurar a água, vários animais marinhos aparecerão na área. Alguns deles são orcas e você deve pular nelas para montar.
Monólito 4/10 – Os Peixes Nadam no Céu
Após ativar o ponto de água, use a água-viva para entrar no prédio pela janela logo à direita.
Cocha Secreta 4/10
Vá para o topo do prédio e espere uma orca se aproximar, suba nela e pule na cabeça da estátua da esquerda.
Concha Secreta 5/10
Desça o nível e vá pela beirada da esquerda até avistar uma plataforma além do limite. Ganhe velocidade e pule em direção à plataforma para encontrar a concha secreta. Depois, pule para a plataforma ao lado a fim de voltar ao mapa.
Concha Secreta 6/10
Por cima da cachoeira ao lado direito, você verá a entrada de uma caverna na parte inferior quando chegar ao final dela. Entre na caverna e pegue a concha.
Monólito 5/6 – A Quebra do Ciclo
Siga a outra corrente para o lado direito, e logo à esquerda antes da porta você encontrará o monólito em uma plataforma.
Ponto de Água 8/10
Mais à direita, você verá uma porta verde elevada, o ponto de água fica bem na frente, necessário para progredir.
Ponto de Água 9/10
Siga o caminho depois da porta até o final para chegar ao próximo ponto de água necessário para progredir.
Concha Secreta 7/10
Use a parede para surfar até a saída do local e interaja com o botão mais a frente. Depois da areia descer, siga a corrente que liga o telhado até o penhasco e vá em direção às três colunas à direita. Siga o caminho próximo da parede até chegar numa bandeira vermelha, e então surfe na parede para chegar na concha.
Limpe o Mar Velado – Ponto de Água 10/10
Volte para o telhado com a corrente e entre na grande estrutura. Interaja com as duas lanternas no topo do prédio para abrir a porta que leva ao ponto de água. A porta principal do nível vai abrir, mas não passe por ela até que você tenha coletado todo o resto.
Monólito 6/6 – Auma
Saia da estrutura pela porta indicada na imagem e suba a cachoeira pelas algas. Siga o caminho até uma plataforma com o monólito no final.
Concha Secreta 8/10
Do topo da cachoeira, siga o caminho à direita ao longo do penhasco até chegar à área com as passarelas de lajotas azuis que saem dos penhascos. Continue o caminho pela lateral até encontrar a última passarela que te dá a visão de uma bandeira vermelha. Ao lado da bandeira, há uma caverna contendo a concha.
Sapinho-do-deserto
Após interagir com o duto atrás da concha, dê a volta até chegar nas passarelas que levam para baixo. Desça até encontrar a pilha de pedras com o sapo-do-deserto em cima.
Concha Secreta 9/10
A partir da plataforma com o sapo-do-deserto, olhe para baixo e pule na pedra que tem uma estátua de sapo.
Área de Manobra
Voltando à área central, ao lado esquerdo da principal estrutura há uma porta na parede que leva à primeira área de manobras. Alcance uma pontuação maior que 8000 pontos.
Colecionador de Conchas do Mar Velado – Concha Secreta 10/10
Siga as correntes ou use a alga para ir em direção aos penhascos à direita antes de chegar na área principal. Neles, você pode encontrar a concha em uma pequena área de areia.
Gruta Perdida:
Ponto de Água 1/8
Nesta área, alguns pontos de água devem ser levados ao local indicado, que é uma boca de tartaruga. O primeiro é obrigatório para progredir.
Ponto de Água 2/8
Na próxima área, vire à esquerda para encontrar o ponto de água, que ativa o passeio de parede necessário para progredir.
Monólito 1/4 – Nem Toda Guerra Tem Vitoriosos
Na próxima área, vire à direita quando chegar na porta amarela e ative o grupo de lanternas. A areia vai revelar um caminho secreto e você encontrará o monólito.
Concha Secreta 1/11
Siga o caminho pelos telhados por cima do local do monólito e pule na janela atrás da cachoeira de areia para encontrar a concha.
Monólito 2/4 – O Grande Golfinho
Agora vá para o lado esquerdo da porta amarela e encontro o monólito na plataforma com os cristais e estátuas de golfinhos.
Ponto de Água 3/8
Ponto de Água 4/8
Pegue novamente a bolha, passe pelas lanternas que estão no caminho para subir nos telhados e surfe na parede até a cabeça da tartaruga no andar superior.
Concha Secreta 2/11
Passando pela porta amarela, você chegará em outro local e verá a silhueta de um ser misterioso. Pule da beira do penhasco e encontre a concha. Para voltar, interaja com o duto mostrado na última imagem.
Ponto de Água 5/8
Siga o caminho principal, ele é necessário para progredir.
Monólito 3/4 – A Gruta Perdida
Use a alga para alcançar os telhados da área, o monólito está no meio do prédio central pelos telhados.
Concha Secreta 3/11
Logo abaixo do local do monólito, há uma passarela aberta com a concha.
Concha Secreta 4/11
Na próxima área, você precisa ativar os 4 interruptores para abrir a grande porta dourada. Recomendo primeiro fazer isso e depois procurar os itens.
Em frente á porta dourada, pule nos telhados e desça para o mais baixo. A concha está logo ao lado.
Ponto de Água 6/8
Passe pela porta dourada e vire à esquerda para encontrar a bolha de água. Pegue a bolha e surfe pelas paredes evitando as cachoeiras de areia, pulando para frente e para trás entre os passeios de parede para voltar à boca da tartaruga.
Monólito 4/4 – Triunfante
Na mesma sala que a boca da tartaruga à sua direita.
Ponto de Água 7/8
Passe pela próxima porta, a que foi aberta pela boca da tartaruga, e ative o próximo ponto de água. Necessário para progredir.
Limpe a Gruta Perdida – Ponto de Água 8/8
Pule nas águas-vivas que surgiram até o topo do prédio, após ativar o ponto de água.
Condutor de Archelon
Depois de restaurar a água, vários animais marinhos aparecerão na área. Alguns deles são uma espécie de tartaruga gigante e você deve pular nelas para montar.
Concha Secreta 5/11
Suba a estátua gigante de tubarão pelas costas até o topo de sua cabeça e pegue a concha.
Rã-touro
Atrás da estátua, desça e atravesse a passarela até chegar em no penhasco. Dê a volta para encontrar a rã-touro em uma pilha de pedras.
Área de Manobra
De a volta na área aberta e siga o caminho à esquerda para a grande estrutura. Alcance uma pontuação maior que 10.000 pontos.
Concha Secreta 6/11
Use a corrente para chegar ao topo de um dos edifícios no centro da área. Neste telhado, você pode encontrar a concha escondida em um pequeno túnel.
Concha Secreta 7/11
Neste mesmo telhado, pule para as passarelas azuis e vá até o final do caminho de água até o único prédio no final. Ao lado deste edifício, você pode encontrar a concha em uma borda.
Concha Secreta 8/11
Siga a corrente até o telhado indicado na primeira imagem, depois vá para as rochas à direita. Suba pelas algas até o caminho que te leva à concha.
Concha Secreta 9/11
Siga o telhado dos pilares da corrente de volta ao início da área. A concha está em uma seção aberta do prédio bem perto da parede.
Concha Secreta 10/11
Seguindo novamente a corrente e parando no telhado mostrado na imagem, vá para a grande parede “surfável”, mostrdada na segunda imagem. Surfe na parede, suba pelas algas na no final dela e siga o caminho indicado nas imagens. A concha está no interior da caverna.
Colecionador de Conchas da Gruta Perdida – Concha Secreta 11/11
Siga a corrente em direção ao final do capítulo, mas não passe pela porta! Siga as bordas da lateral direita até encontrar uma caverna. Entre e pegue a concha.
Vale Proibido:
Ponto de Água 1/15
Na primeira área, ative as lanternas bem em frente.
Ponto de água 2/15
Siga o caminho de água que surgiu e ative as lanternas próximas.
Ponto de Água 3/15
Dê a volta pela esquerda para subir no elevado de areia, e ative as lanternas.
Ponto de Água 4/15
Avance para o próximo local e suba o degrau à direita.
Ponto de Água 5/15
Depois de pular o muro com as águas-vivas, vá para a esquerda até a queda de areia para encontrar um grupo de lanternas.
Ponto de Água 6/15
Siga o caminho da água até o grande grupo de lanternas.
Ponto de Água 7/15
Antes de pular para a próxima área, olhe para a direita e ative as lanternas ao redor de um prédio.
Ponto de Água 8/15
Ao invés de subir o segundo conjunto de águas-vivas, vá para a esquerda e pule os dois pilares para o nível mais alto, onde há um grupo de lanternas.
Ponto de Água 11/15
Após quebrar os 2 cristais azuis para liberar os pontos de água obrigatórios (9/15 e 10/15), ative as lanternas para avançar novamente.
Ponto de Água 12/15
A próxima área tem três cristais azuis necessários para progredir (12/15, 13/15 e 14/15). Porém, falarei apenas dos opcionais. Suba pela direita e ative este grupo de lanternas.
Colecionador de Conchas do Vale Proibido – Concha Secreta 1/1
Siga o caminho pela esquerda e pule pelas plataformas que formam uma escada. No topo, você encontrará um conjunto de lanternas. Ative-os para fazer uma água-viva aparecer, e pule para pegar a única concha do nível.
Limpe o Vale Proibido – Ponto de Água 15/15
Na próxima área, quebre o último cristal azul, sendo o último ponto de água do capítulo.
Tundra Sombria:
Monólito 1/6 – Elemental do Fogo
Após a cutscene, o monólito está logo a frente.
Monólito 2/6 – Guerreiros Fantasmas
Vá na direção em que as estátuas estão olhando, e na terceira está o monólito.
Concha Secreta 1/10
A partir do monólito anterior, na segunda estátua tem uma concha na ponta de sua espada.
Monólito 3/6 – A Ruína dos Guerreiros Fantasmas
Ao chegar na área aberta com uma estátua no centro, vire à direita para encontrar o monólito no fim do corredor.
Ponto de Água 1/2
Ative as correntes e suba na estátua central do mapa, depois ative as lanternas no interior da cabeça para alcançar o braço. Ative o ponto de água na mão.
Condutor de Baleia-jubarte
Depois de restaurar a água, vários animais marinhos aparecerão na área. Alguns deles são baleias-jubarte e você deve pular nelas para montar.
Concha Secreta 2/10
Após ativar ambas as correntes na estátua, suba até a espada.
Concha Secreta 3/10
Na próxima área, você escorrega na descida de gelo e vira à direita para entrar na caverna escondida.
Concha Secreta 4/10
Após percorrer o tubo de gelo, você entrará num corredor com colunas em ambos os lados. A concha está num espaço à direita.
Saltador de Longa Distância
Na próxima área, você pode coletar e armazenar até 5 turbos ao se aproximar de pilares acesos. Pegue alguns e vá para o topo colina, pegue velocidade e desça rapidamente, usando um turbo próximo da rampa para ganhar distância.
Concha Secreta 5/10
Novamente, pegue velocidade e desça a ladeira usando a rampa com as águas-ivas verdes que te dão mais velocidade e altitude. Percorra as passarelas até o fim para pegar a concha.
Limpe a Tundra Sombria – Ponto de Água 2/2
Mais uma vez, pegue velocidade e desça rapidamente em outra rampa com águas-vivas verdes na beira para acessar a sala iluminada distante. Dentro, você encontrará o último ponto de água na boca do esqueleto.
Concha Secreta 6/10
A concha está dentro do crânio, bem acima do ponto de água.
Condutor de Elasmossauro
Depois de restaurar a água, vários animais marinhos aparecerão na área. Alguns deles são elasmossauros e você deve pular neles para montar.
Monólito 4/6 – Eras Esquecidas
Nesta mesma área, há um monólito entre duas cabeças de cobra.
Sapo-de-chifre
Depois de interagir com o primeiro sino de ouro, vá para a segunda área. Pegue velocidade para pular na rampa mostrada na imagem e achar o sapo-de-chifre.
Monólito 5/6 – A Dualidade do Mar
Desça da plataforma onde o sapo-de-chifre se encontra e olhe para a direita. Entre na caverna e leia o monólito.
Área de Manobra
Passe pelo arco de pedra e siga o caminho de gelo pela lateral. Alcance uma pontuação maior que 10.000 pontos.
Concha Secreta 7/10
Nesta área do piso de gelo, encontre o local da imagem e entre no caminho secreto entre as rochas.
Concha Secreta 8/10
Do mesmo local, olhe para trás em direção à estrutura rochosa redonda, onde há uma rampa de neve à esquerda. Impulsione e pule da rampa no topo da estrutura rochosa para encontrar a concha.
Monólito 6/6 – O Grande Tubarão
No último sino, dê a volta na colina e atravesse a passarela de neve até a estátua de tubarão que tem o monólito.
Concha Secreta 9/10
No mesmo local, pule ao redor do braço esquerdo da estátua do tubarão para encontrar a concha.
Colecionador de Conchas da Tundra Sombria – Concha Secreta 10/10
Perto da saída da área, explore à direita e passe pelo corredor de gelo ara encontrar a última concha deste capítulo.
Dunas Congeladas:
Ponto de Água 1/21
Na primeira área, ative as lanternas para abrir a porta para progredir.
Ponto de Água 2/21
Na área aberta, ative as lanternas à esquerda.
Ponto de Água 3/21
Vá para a borda da esquerda e ative as lanternas.
Ponto de Água 6/21
Após ativar os dois cristais azuis obrigatórios (4/21 e 5/21), ative as lanternas que ficam ao lado da torre.
Ponto de Água 7/21
Na próxima área, ative as lanternas da esquerda.
Ponto de Água 8/21
No topo de uma colina de neve, ative as lanternas.
Ponto de Água 11/21
Após ativar os pontos de água nos cristais azuis (9/21 e 10/21), dê a volta e ative as lanternas que estão na lateral da torre vermelha.
Ponto de Água 12/21
Lanternas aparecem na base do pilar após ativar as duas esferas de água.
Ponto de Água 13/21 e 14/21
Na próxima área, ative o grupo de lanternas que estão bem próximas logo a frente
Ponto de Água 15/21
Vá para a direita, contornando o litoral do mapa para encontrar estas lanternas.
Ponto de Água 16/21
Ative as lanternas que estão ao lado da torre vermelha desta área.
Ponto de Água 17/21
Explore a parte central do mapa e ative estas lanternas.
Ponto de Água 20/21
Após destruir os dois cristais azuis obrigatórios (18/21 e 19/21), vá para a última torre vermelha e ative lanternas.
Limpe as Dunas Congeladas – Ponto de Água 21/21
Antes de avançar para a próxima área, desça a colina por trás da torre e ative as últimas lanternas desta área.
Colecionador de Conchas das Dunas Congeladas – Concha Secreta 1/1
Após ativar o último grupo de lanternas, um caminho aparece com a espada na ponta. A concha está na frente da espada.
Obrigada por acompanhar os guias, notícias e reviews do portal 💜
As imagens dos troféus foram retiradas do PSX Trophies.