Mafia: The Old Country chegou ao mercado cercado de expectativas e vem sendo bem recebido pela crítica. No entanto, parte da comunidade aponta problemas de desempenho, especialmente quedas na taxa de quadros. Enquanto alguns jogadores relatam experiência fluida, outros mencionam instabilidade em momentos mais exigentes.
Comparativo técnico entre plataformas
Para esclarecer o cenário, o canal especializado ElAnalistaDeBits publicou um vídeo detalhando o comportamento do jogo nos consoles PlayStation 5, PlayStation 5 Pro, Xbox Series X e Xbox Series S.
Nos modelos PS5, PS5 Pro e Xbox Series X, há dois modos gráficos disponíveis (Qualidade e Desempenho), ambos com a possibilidade de desativar o V-Sync para liberar a taxa de quadros, embora o teto permaneça em 60 fps. Já o Xbox Series S não oferece escolha de modos, limitando-se a uma configuração única.
O modo desempenho sacrifica elementos como qualidade da vegetação, sombras, distância de renderização, iluminação, resolução, qualidade do terreno e reflexos. No PS5 Pro, essas reduções são menos agressivas, e o modo qualidade apresenta ganhos notáveis em comparação ao PS5, como maior distância de renderização, iluminação mais refinada e nível de detalhes superior.
Diferenças de estabilidade
De acordo com a análise, o PS5 Base se destaca ao entregar desempenho mais estável que o Xbox Series X, chegando a atingir 60 fps em trechos específicos no modo qualidade, com resolução média superior. Por outro lado, apresenta quedas mínimas ligeiramente mais baixas. O Xbox Series S adota parâmetros inferiores aos do modo desempenho das outras versões, mas ainda assim enfrenta dificuldades para manter 30 fps estáveis em alguns pontos, comprometendo a fluidez em certas áreas do jogo.
Conclusão técnica
Apesar das variações de performance e das resoluções de renderização reduzidas para atingir metas de taxa de quadros, o ElAnalistaDeBits classifica Mafia: The Old Country como um dos melhores exemplos de otimização já vistos no Unreal Engine 5. O resultado, segundo o canal, demonstra o cuidado do estúdio em adaptar a experiência para diferentes hardwares, ainda que ajustes adicionais possam beneficiar especialmente os jogadores do Series S.