A Sony confirmou que a franquia Horizon ultrapassou a marca de 38 milhões de cópias vendidas globalmente. O dado foi revelado nos documentos judiciais do processo movido pela empresa contra a Tencent, na qual acusa o jogo Light of Motiram de plágio por supostamente copiar diversos elementos da série protagonizada por Aloy.
O novo número representa um crescimento de 6 milhões de unidades em relação ao último dado oficial divulgado em 2023. A expansão nas vendas é atribuída a três lançamentos estratégicos nos últimos meses:
- Burning Shores, expansão de Horizon Forbidden West, exclusiva do PS5;
- Lego Horizon Adventures, spin-off estilizado voltado para um novo público no PS5 e Nintendo Switch;
- Remake de Horizon Zero Dawn, com melhorias gráficas e lançamento para PC e PS5.

Franquia em ascensão
Mesmo com o PlayStation 5 já avançando para a segunda metade do seu ciclo, Horizon segue como uma das propriedades intelectuais mais valiosas da PlayStation Studios. A franquia mantém seu apelo com diferentes públicos e plataformas, o que fortalece seu papel estratégico dentro da Sony Interactive Entertainment. Além dos lançamentos recentes, a série tem diversos projetos em andamento, incluindo:
- Um MMO ambientado no universo de Horizon, em produção pelo estúdio NCSoft;
- Uma adaptação em live-action;
- Rumores sobre uma continuação direta de Forbidden West.
Com números sólidos e novos projetos no horizonte, a franquia Horizon continua a expandir seu legado, agora em meio a um embate jurídico que também busca preservar sua originalidade no mercado.