Star Wars Outlaws decepciona, e Ubisoft culpa momento ruim da franquia

Star Wars Outlaws decepciona, e Ubisoft culpa momento ruim da franquia

Após investir pesado em jogos licenciados com grande apelo cultural, como Avatar: Frontiers of Pandora e Star Wars Outlaws, a Ubisoft não conseguiu obter o retorno esperado com nenhum dos dois títulos. Ambos enfrentaram dificuldades comerciais e críticas medianas, com destaque para a recepção morna do game ambientado no universo de Star Wars.

Lançamento abaixo do esperado

Star Wars Outlaws foi lançado sob grandes expectativas, prometendo entregar uma experiência inédita no universo da franquia, com exploração em mundo aberto, combates em terceira pessoa e uma nova protagonista carismática. Apesar do marketing intenso, o jogo não conseguiu empolgar o público.

Na crítica especializada, o título recebeu avaliações razoáveis, mas sem entusiasmo. Do lado dos jogadores, a resposta foi ainda mais fria, o que impactou diretamente nas vendas — abaixo das metas internas da Ubisoft.

CEO responsabiliza a fase da franquia

Durante uma reunião recente com acionistas, o CEO da Ubisoft, Yves Guillemot, foi questionado diretamente sobre o desempenho de Outlaws. Em vez de apontar falhas no jogo ou reconhecer problemas técnicos, o executivo sugeriu que o problema maior estaria no momento atual da marca Star Wars.

“Outlaws foi lançado em uma época em que a marca à qual pertencia estava passando por uma fase conturbada”, disse Guillemot, sem mencionar diretamente o conteúdo ou a recepção do título.
Comunidade discorda

A declaração rapidamente repercutiu entre os fãs, que foram às redes sociais rebater a justificativa do CEO. Muitos citaram o sucesso recente da série Star Wars Jedi, desenvolvida pela Respawn, cujos jogos Fallen Order (2019) e Survivor (2023) conquistaram forte apoio da comunidade e críticas bastante positivas. Para esses jogadores, o desempenho de Outlaws estaria mais ligado à falta de polimento, ao design genérico e à ausência de identidade marcante, do que a uma suposta crise de interesse na franquia Star Wars.

A declaração de Guillemot também reacende discussões sobre a estratégia da Ubisoft em lidar com grandes propriedades intelectuais. Após os lançamentos pouco impactantes de Avatar e Star Wars, o estúdio agora aposta suas fichas em Assassin’s Creed Shadows — outro título cercado de controvérsia, mas que ainda gera grande interesse.

Resta saber se a empresa conseguirá reverter a maré com sua principal franquia ou se precisará repensar sua abordagem com licenças de terceiros.

Fonte: GameReactor