Apesar de o gênero de jogos de mundo aberto continuar sendo um dos mais populares e lucrativos da indústria, muitos jogadores já demonstram certa fadiga com a repetição da mesma fórmula em títulos do estilo. Ghost of Tsushima não foi exceção: embora amplamente elogiado em seu lançamento, também recebeu críticas relacionadas à previsibilidade do seu mundo aberto. Para a sequência, intitulada Ghost of Yōtei, a equipe de desenvolvimento da Sucker Punch Productions quer romper com esse padrão, focando em uma exploração mais natural e orgânica.
Exploração orgânica: a liberdade que o jogador decide
O co-diretor Nate Fox explica que o grande objetivo da nova experiência é proporcionar aos jogadores um mundo onde menos indicações explícitas direcionem a jornada, deixando a curiosidade e a vontade de explorar ditarem o ritmo da aventura.
“A coisa que eu e Jason [Connell, co-diretor] mais amamos é aquele momento em que você está a cavalo, olhando para uma paisagem vasta e linda. E talvez o vento esteja te dizendo: se quiser continuar a história, vá por ali. Mas então você vê algo no canto do olho que desperta sua curiosidade.
E pensa: ‘sabe de uma coisa? Vou dar uma olhada naquilo.’ Esse momento em que o jogo não está realmente te dizendo para onde ir ou o que fazer. É você quem decide. Isso é o mais bonito nos jogos de mundo aberto.”
Fox ressalta que, mesmo com essa liberdade criativa ampliada, a estrutura da narrativa não será sacrificada. O desafio dos desenvolvedores é encontrar o equilíbrio entre oferecer um mundo aberto vivo e garantir que a história continue impactante e coesa.
História e narrativa: liberdade dentro da estrutura
Em Ghost of Yōtei, os jogadores acompanharão a protagonista em uma missão para caçar os chamados Seis de Yōtei. Diferentemente de outros jogos do gênero, a ordem das batalhas poderá ser definida livremente pelo jogador, reforçando a sensação de autonomia. Contudo, os diretores deixam claro que haverá uma narrativa estruturada, com começo, meio e fim bem definidos.
“É muito difícil ter uma história sem estrutura. Você vai acabar tendo um começo, meio e fim, então, embora a jornada de Atsu seja caçar os Seis de Yōtei, de forma alguma vamos deixar você simplesmente sair por aí matando os seis sem uma estrutura narrativa. Nós valorizamos muito a história.”
Ghost of Yōtei está previsto para ser lançado em 2 de outubro de 2025, exclusivamente para PlayStation 5. O jogo traz a promessa de uma experiência inspirada no cinema samurai, agora com uma abordagem renovada para a exploração e a narrativa em mundo aberto, que pode estabelecer um novo padrão para o gênero.
Fonte: GameSpot