A icônica franquia Crash Bandicoot pode ter sofrido um novo revés. Mesmo após o sucesso comercial dos últimos lançamentos — com Crash Bandicoot N. Sane Trilogy ultrapassando 20 milhões de cópias vendidas e Crash Bandicoot 4: It’s About Time somando mais de 5 milhões — tudo indica que Crash Bandicoot 5 foi oficialmente cancelado. A informação veio à tona após o vazamento de artes conceituais e materiais de desenvolvimento do suposto título, intitulado Crash Bandicoot 5: The Academy of Evil.
Projeto cancelado ganhou forma e conceito antes de ser engavetado
As imagens vazadas revelam um jogo com foco narrativo ambientado em uma academia para vilões — possivelmente ligada à família Cortex e sugerem que o projeto já estava em estágio relativamente avançado. Elementos como cenários, personagens e a estética geral indicavam uma continuidade direta com a linha visual adotada em It’s About Time, com melhorias artísticas e novos vilões no centro da trama.
Apesar do silêncio oficial por parte da Activision, o designer Nicholas Kole — que trabalhou em Crash 4 — já havia deixado pistas sobre o cancelamento. Em uma publicação do ano passado, o artista comentou:
“Algum dia as pessoas vão ouvir sobre o Crash 5 que nunca aconteceu e isso vai partir corações.”





O futuro da franquia é incerto
A notícia surge em meio a um cenário de instabilidade envolvendo a desenvolvedora Toys for Bob, estúdio responsável pelos últimos títulos da série. Após o lançamento de Crash Team Rumble — jogo multiplayer que teve suporte encerrado em menos de um ano — a equipe anunciou sua saída da Activision Blizzard e passou a operar de forma independente, embora mantenha parceria com a Microsoft.
A decisão levanta dúvidas sobre os planos da Activision para a propriedade intelectual de Crash Bandicoot, uma de suas franquias mais queridas e lucrativas nas últimas décadas. Sem a Toys for Bob à frente e sem anúncios oficiais em andamento, o mascote pode estar novamente entrando em hibernação.




Licença valiosa, mas sem direção clara
Mesmo com a boa recepção dos últimos jogos e o apelo nostálgico que Crash mantém entre os jogadores, os cancelamentos e a falta de uma visão clara para o futuro da marca evidenciam uma possível dificuldade da Activision em capitalizar consistentemente sobre a propriedade. A fusão com a Microsoft — concluída em 2023 — também pode estar influenciando decisões internas quanto ao destino de franquias clássicas do portfólio da editora.
Por ora, resta aos fãs aguardarem por possíveis anúncios futuros, embora as expectativas tenham sido severamente abaladas com a confirmação extraoficial do cancelamento de Crash 5: The Academy of Evil. Se há algo a ser aprendido com o histórico da série, no entanto, é que Crash Bandicoot já renasceu antes — e pode muito bem fazê-lo de novo.