A IO Interactive, conhecida mundialmente pela franquia Hitman, está à frente da primeira aventura inédita de James Bond nos games em mais de uma década. Mas por que justamente esse estúdio dinamarquês foi escolhido pela Amazon MGM Studios para assumir um dos maiores ícones do cinema? Segundo o próprio diretor da franquia, Jonathan Lacaille, o crédito é todo do Agente 47.
Bond nos games: menos tiroteio, mais estratégia
Em entrevista ao site VGC (via GamesRadar), Lacaille contou que o projeto nasceu de uma proposta enviada à MGM, mesmo sem grandes esperanças:
“Achávamos que eles não voltariam ao mundo dos games. Mas pensamos: vamos tentar — temos algo diferente para oferecer.”
Esse “algo diferente” foi justamente o DNA estratégico de Hitman, que conquistou os executivos.
“O que nos deu vantagem foi nossa abordagem criativa. Em Hitman, você resolve problemas de várias formas dentro de ambientes sociais ricos, onde há liberdade de ação. Isso nos pareceu um ótimo ponto de partida para um jogo de Bond.”
Mais do que ação desenfreada, a IO defendeu um Bond que pensa antes de atirar — algo que, segundo Lacaille, chamou a atenção da MGM:
“Hitman mostra que é possível fazer um bom jogo sem depender de combate constante. Às vezes, você nem precisa disparar uma bala. Isso abriu espaço para conversas sérias.”
“Não o transformem em uma máquina de matar”
Apesar da liberdade criativa, houve um pedido claro da parte da MGM:
“A primeira exigência foi: ‘Não façam dele uma máquina de matar.”
-contou Lacaille. Fora isso, o processo foi bastante colaborativo:
“Eles ouviram todas as nossas ideias. Não houve muitos ‘nãos’ categóricos. Era sempre: ‘Sim, mas e se tentássemos assim?’.”
O estúdio quer deixar sua marca sem descaracterizar Bond — e isso também se reflete na proposta de gameplay.
Mais dinâmico que Hitman, mas com o mesmo sangue frio
Apesar da herança de Hitman, 007: First Light não será um clone do Agente 47 com terno e licença para matar. Lacaille explicou que o Bond dessa história é jovem, impulsivo e com pouca paciência.
“O jogo será mais dinâmico. Ainda haverá momentos abertos, mas também trechos mais lineares para impulsionar a narrativa e incluir acrobacias cinematográficas — algo essencial na franquia Bond.”
O design, segundo ele, busca manter os jogadores em constante movimento e tensão, exigindo decisões rápidas sob pressão.
Lançamento e plataformas
007: First Light está em desenvolvimento para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC, com lançamento previsto para 2026. A data exata ainda não foi revelada, mas a expectativa é de uma experiência que equilibre o charme de Bond com o pensamento estratégico que consagrou o Agente 47.