Baldur’s Gate 3 adiantou lançamento para evitar confronto com Starfield, revela atriz

Baldur’s Gate 3 adiantou lançamento para evitar confronto com Starfield, revela atriz

Durante uma recente entrevista, a atriz Samantha Béart, responsável por dar voz à personagem Karlach em Baldur’s Gate 3, revelou que a Larian Studios alterou o cronograma de lançamento do jogo em 2023 para evitar competir diretamente com Starfield, da Bethesda.

Originalmente previsto para 31 de agosto, o lançamento de Baldur’s Gate 3 foi adiantado para 3 de agosto no PC e adiado para 6 de setembro no PS5 — mesma data marcada para a chegada de Starfield. A decisão, segundo Béart, teria sido estratégica para não dividir a atenção do público entre dois grandes RPGs.

Lançamento adiantado afetou o conteúdo

A mudança de planos teve impacto direto no conteúdo entregue na versão original. Segundo a atriz, o final de Karlach acabou sendo lançado de forma incompleta, pois o epílogo expandido da personagem ainda estava em produção.

“Starfield ia sair na mesma data, certo? Aí a Larian decidiu: ‘Vamos lançar um mês antes’…”, relembra Béart. “E sim, acho que a gente não esperava que as pessoas fossem correr até o final tão rápido e colocassem tudo no YouTube.”

Ela esclarece que o conteúdo adicional já estava nos planos desde o início e não foi uma resposta à recepção do público. “Praticamente assim que o jogo foi lançado, recebi uma ligação — as pessoas ainda estavam no criador de personagens quando me chamaram de volta para gravar um final adicional.”

A expansão do arco de Karlach levou cerca de um mês para ser concluída após o lançamento inicial, segundo a atriz.

Baldur’s Gate 3 superou expectativas

Mesmo com o cronograma alterado, Baldur’s Gate 3 superou todas as expectativas. A Larian Studios conquistou aclamação da crítica e do público, enquanto Starfield teve uma recepção mais dividida.

O episódio, no entanto, ilustra como até mesmo estúdios consagrados ainda consideram cuidadosamente a concorrência direta na indústria, especialmente ao disputar atenção em janelas de lançamento saturadas.

Fonte: PC Gamer