The Outer Worlds 2 não será para todos — e a Obsidian está em paz com isso

The Outer Worlds 2 não será para todos — e a Obsidian está em paz com isso

Após a apresentação no Xbox Games Showcase 2025, a Obsidian Entertainment revelou novos detalhes sobre The Outer Worlds 2, previsto para ser lançado em 29 de outubro de 2025. Uma das informações que mais gerou debate entre os fãs envolve uma decisão de design que altera significativamente a forma como os jogadores vão construir seus personagens.

Em entrevista ao site RPG Site, o diretor Brandon Adler explicou que The Outer Worlds 2 não permitirá reatribuição de pontos de habilidade. Em outras palavras, uma vez investidos, os pontos não poderão ser redistribuídos — mesmo que o jogador perceba, mais adiante, que escolheu habilidades que não se encaixam com seu estilo de jogo.

Comprometimento com escolhas

Segundo Adler, a ideia por trás dessa decisão é reforçar o papel da escolha dentro do RPG, tornando cada decisão — tanto narrativa quanto mecânica — mais significativa.

“Tem muitos jogos em que você pode redefinir tudo o tempo inteiro. Mas aí, você não está mais jogando com um personagem verdadeiro. Uma hora é um sniper letal, depois vira um diplomata falastrão. Isso não está errado, mas não é o tipo de experiência que queremos oferecer aqui.”

-comentou o diretor.

Para ele, o objetivo é que o jogador crie seu personagem e realmente se comprometa com ele, do início ao fim. Essa abordagem busca fortalecer a imersão e dar mais peso à progressão individual, respeitando a coerência da jornada.

“Não estamos tentando agradar a todos”

Adler reconhece que essa escolha pode desagradar parte da comunidade, especialmente os que gostam de experimentar diferentes estilos ao longo da campanha. No entanto, para ele e sua equipe, isso faz parte do DNA do novo título.

“Pode não ser uma opinião popular, mas não precisamos agradar todo mundo. O que importa é criar algo que seja coerente e divertido dentro da proposta que queremos entregar.”

Tempo do jogador é prioridade

Além do impacto narrativo, The Outer Worlds 2 quer valorizar o tempo dos jogadores. Isso se reflete nas consequências reais que suas escolhas terão dentro do jogo.

“Respeitar o tempo das pessoas, para mim, significa criar um RPG onde suas decisões importam. E mostramos esse respeito ao oferecer reações reais e impactantes às escolhas que o jogador faz.”

Lançamento e acesso antecipado

The Outer Worlds 2 será lançado em 29 de outubro de 2025 para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S. Jogadores que optarem pela Edição Premium, com preço de R$ 499,50, poderão começar sua jornada mais cedo, a partir de 24 de outubro.