Clair Obscur: Expedition 33 — Charlie Cox revela sentir-se um “fraude” após sucesso do jogo

Clair Obscur: Expedition 33 — Charlie Cox revela sentir-se um “fraude” após sucesso do jogo

Até abril de 2025, a Sandfall Interactive era pouco conhecida fora dos círculos mais atentos da indústria. Porém, o lançamento de Clair Obscur: Expedition 33 mudou tudo. O RPG francês conquistou crítica e público com sua direção artística única, combate marcante e narrativa envolvente — transformando o pequeno estúdio de 32 desenvolvedores (e um mascote canino) em uma das grandes revelações do ano.

Apesar do enorme sucesso, nem todos os envolvidos parecem ter assimilado o impacto do projeto. Durante um painel na Washington State Summer Con, o ator Charlie Cox, que empresta sua voz ao personagem Gustave, afirmou sentir-se como uma “fraude” ao receber elogios por sua participação.

Charlie Cox e o sentimento de “fraude”

Famoso por interpretar Matt Murdock na série Demolidor, Cox contou que seu envolvimento com o jogo foi mínimo: ele gravou suas falas em apenas algumas horas e, segundo ele, não chegou a experimentar o título.

“Todo mundo diz que o jogo é fantástico. Mas eu nem joguei. Passei quatro horas no estúdio e pronto. As pessoas me parabenizam, e eu fico me sentindo um completo impostor.”

-comentou.

Mesmo assim, o ator demonstrou respeito e entusiasmo pelo trabalho da equipe da Sandfall:

“Estou realmente feliz por eles. Fizeram um trabalho brilhante.”

Estúdio planeja melhorias e conteúdos futuros

Enquanto isso, os fãs seguem sedentos por mais conteúdo. A Sandfall Interactive já confirmou que está avaliando novas melhorias e possíveis expansões para Clair Obscur: Expedition 33, embora nenhum detalhe tenha sido revelado até o momento.

Os desenvolvedores prometeram “novidades significativas”, mas ainda não está claro se isso inclui conteúdos narrativos ou apenas ajustes de gameplay.

Vale lembrar que, anteriormente, comentários do roteirista principal sugeriram a possibilidade de DLCs. No entanto, o diretor Guillaume Broche acabou freando as expectativas, explicando que a fala havia sido interpretada fora de contexto.

Independentemente disso, a equipe da Sandfall não pretende parar por aí. Em entrevista recente, o produtor François Meurisse revelou que o estúdio já está idealizando seu próximo jogo, ainda que tenha preferido manter os detalhes em sigilo.