Novo Xbox e PS6 devem compartilhar nova arquitetura da AMD com foco em Ray Tracing e IA

Novo Xbox e PS6 devem compartilhar nova arquitetura da AMD com foco em Ray Tracing e IA

A AMD prepara um novo capítulo na evolução do hardware de videogames com a arquitetura UDNA, que promete substituir o atual padrão RDNA nas futuras gerações do PlayStation e Xbox. Segundo vazamentos recentes, a nova tecnologia representará uma virada estratégica em direção ao Ray Tracing em tempo real e à integração de inteligência artificial nos jogos.

Vazamento aponta base compartilhada entre Sony e Microsoft

As informações foram reveladas por Kepler_L2, leaker com histórico confiável no setor de semicondutores e GPUs. De acordo com ele, tanto o PlayStation 6 quanto o sucessor do Xbox Series X|S devem utilizar a arquitetura UDNA como base gráfica — consolidando a continuidade da parceria entre AMD e os dois gigantes da indústria.

A UDNA será uma evolução direta das arquiteturas RDNA 3 e RDNA 4, atualmente presentes nas placas Radeon mais avançadas. Enquanto as gerações anteriores focaram principalmente em rasterização tradicional, o novo salto aposta em dobrar o desempenho em Ray Tracing e IA, além de elevar o rendimento geral por unidade computacional.

Salto real de geração

Entre os números especulados, está um aumento de mais de 20% em rasterização por CU (Compute Unit), além da duplicação de performance em Ray Tracing e tarefas baseadas em inteligência artificial — como geração de quadros (frame generation) e upscaling com FSR.

Atualmente, o PS5 Pro conta com 60 CUs e o Xbox Series X com 56. A expectativa é que a próxima geração ultrapasse essas marcas, embora o UDNA possa alcançar ganhos consideráveis mesmo com menos unidades, como já demonstrado nas GPUs baseadas em RDNA 4, como a Radeon RX 9070 XT.

Consoles e IA: o novo campo de batalha

Com a inteligência artificial se tornando cada vez mais central na renderização gráfica e nos sistemas de jogo, a AMD pretende disputar espaço com a NVIDIA também nos consoles. A empresa já mostrou sinais disso com a tecnologia FSR 4 Redstone e deve ampliar essa presença com o UDNA — focando em mais fluidez, melhor qualidade de imagem e menor exigência sobre o hardware.

Esse avanço pode significar o nascimento de jogos mais dinâmicos e realistas, aproveitando recursos como iluminação global por Ray Tracing e NPCs com comportamento adaptável alimentado por IA.

Um novo patamar para a indústria

Embora o foco esteja na nova geração de consoles da Sony e Microsoft, há uma expectativa crescente sobre o impacto indireto nos padrões da indústria. Se a Nintendo, com o Switch 2, conseguir rodar títulos como Cyberpunk 2077 com qualidade satisfatória, isso indica uma elevação do mínimo técnico exigido — e o UDNA surge como um dos vetores principais dessa mudança.

Apesar do entusiasmo técnico, o custo continua sendo um ponto de interrogação. Com os preços dos consoles e componentes em alta nos últimos anos, o temor é de que a nova geração custe ainda mais, dificultando o acesso do público em geral. Ainda assim, a promessa de um salto real de geração — e não apenas uma atualização incremental — pode justificar parte desse investimento para os entusiastas.

A AMD ainda não comentou oficialmente sobre a UDNA, mas tudo indica que a revelação oficial acontecerá ainda em 2025, com os novos consoles sendo anunciados entre o fim de 2026 e o início de 2027.

Fonte: Leak PT