Durante seu mais recente evento fechado para a imprensa, a Konami compartilhou novidades sobre algumas de suas franquias mais icônicas. Entre atualizações de títulos como Metal Gear Solid Delta: Snake Eater e outros projetos da série Silent Hill, um anúncio em especial pegou os fãs de surpresa: o remake do primeiro Silent Hill, lançado originalmente em 1999, está oficialmente em produção.
O anúncio foi feito com um teaser simples, exibindo apenas o título do jogo e os logotipos da Konami e da Bloober Team — estúdio que também está por trás do remake de Silent Hill 2, com lançamento ocorrido em outubro de 2024. Mesmo sem detalhes adicionais, a revelação foi suficiente para reacender o entusiasmo dos fãs. E não apenas deles: o criador do jogo original, Keiichiro Toyama, também demonstrou estar empolgado com o projeto.
Toyama aposta em reinvenção criativa para o remake
Embora tenha deixado a Konami ainda em 1999, logo após o lançamento do primeiro Silent Hill, Toyama continuou trabalhando no gênero de horror em títulos como Siren e Slitterhead, além da aclamada série Gravity Rush, durante seu tempo no Japan Studio da Sony. Em entrevista ao Al Hub, o desenvolvedor revelou que acompanha com interesse o novo remake do clássico que ele ajudou a criar.
“Foi uma sensação parecida com quando o jogo virou filme. Ver meus personagens e ambientes ganharem forma por meio de outra equipe, mesmo sem meu envolvimento direto, me emocionou muito.”
-afirmou Toyama.
“Isso só é possível graças ao carinho dos fãs e à dedicação de desenvolvedores que mantêm viva a essência da série.”
Sobre o novo projeto, Toyama diz estar curioso para ver como a Bloober Team irá reimaginar o jogo original utilizando as tecnologias atuais. Segundo ele, um dos principais desafios será adaptar elementos ultrapassados — como o sistema de câmera e controles — de maneira criativa e moderna.
“Estou animado para ver como esses obstáculos serão superados com soluções ousadas”,
-concluiu.
Um remake fiel, com toque moderno
Com o sucesso do remake de Silent Hill 2, a Bloober Team demonstrou respeito pela identidade da franquia. O estúdio manteve a ambientação e os pilares narrativos intactos, ao mesmo tempo em que atualizou a apresentação visual, a jogabilidade e a experiência geral. Espera-se que a abordagem adotada no remake do primeiro Silent Hill siga a mesma linha.
A Konami já indicou que o novo título será um “remake fiel”, preservando a história original, os personagens e o clima opressivo que marcou o lançamento de 1999. Ao mesmo tempo, melhorias técnicas e ajustes modernos devem ser incorporados. No caso do remake de Silent Hill 2, por exemplo, o sistema de combate foi refinado, novos finais foram adicionados e a exploração se tornou mais profunda com a inclusão de puzzles inéditos e modo New Game Plus — e algo semelhante é aguardado para este novo projeto.
A direção criativa do remake estará novamente sob responsabilidade de Mateusz Lenart, que comandou a releitura de Silent Hill 2. Ele deve assumir papel central na tarefa de equilibrar fidelidade ao material original com as exigências de uma experiência atualizada para o público moderno.
Lançamento ainda distante
Até o momento, não há previsão oficial de lançamento para o remake do primeiro Silent Hill. No entanto, considerando o estágio inicial de divulgação e o histórico recente da Bloober Team, é provável que o título chegue apenas a partir de 2026.