Judas: Novo indício de atividade no aguardado sucessor espiritual de BioShock

Judas: Novo indício de atividade no aguardado sucessor espiritual de BioShock

Desde o lançamento de BioShock Infinite em 2013 e o encerramento da Irrational Games no ano seguinte, fãs do icônico FPS aguardam ansiosamente por um novo projeto de Ken Levine, mente por trás da franquia. Em 2017, Levine fundou a Ghost Story Games, que atualmente desenvolve Judas, considerado por muitos como o herdeiro espiritual de BioShock.

Apresentado oficialmente durante o The Game Awards 2022, Judas tinha previsão inicial de lançamento para março de 2025. No entanto, esse cronograma mudou silenciosamente. Em seus últimos relatórios financeiros, a Take-Two Interactive atualizou o status do jogo para “TBA” (a ser anunciado), indicando um adiamento indefinido. Agora, um novo movimento do estúdio sugere que o projeto ainda está vivo.

Estúdio busca liderança para gameplay

Segundo informações do site PlayStationLifestyle, a Ghost Story Games está contratando novos profissionais, reforçando que Judas continua em desenvolvimento. A vaga que mais chama atenção é a de Diretor de Engenharia de Gameplay — um papel de alta responsabilidade, cuja ausência pode explicar a demora no avanço do projeto.

O anúncio revela que o estúdio procura alguém com sólida bagagem: pelo menos uma década de experiência no setor e participação no lançamento de três títulos AAA. A publicação reforça o foco no projeto:

“Estamos trabalhando em Judas e adoraríamos ter você conosco”, 

-diz o texto.

Desenvolvimento turbulento

Em uma matéria publicada anteriormente pela Bloomberg, o jornalista Jason Schreier já havia exposto as dificuldades enfrentadas pela produção de Judas. Relatos de ex-funcionários apontavam um processo desgastante, marcado por reformulações constantes e decisões criativas imprevisíveis por parte de Ken Levine.

Fontes internas afirmaram que o estilo de liderança de Levine — baseado em mudanças frequentes, experimentações e ajustes conforme inspirações pessoais ou tendências de mercado — resultava em frustrações e esgotamento. Como reflexo disso, quase todos os 15 membros fundadores do estúdio teriam deixado a empresa.

Narrativa dinâmica e ambiciosa

Em sua última entrevista, concedida em dezembro de 2024, Ken Levine comentou sobre os desafios de Judas, destacando que a ambição narrativa do novo jogo é muito maior do que a de BioShock. Enquanto este seguia uma estrutura mais linear, Judas busca oferecer uma experiência moldada pelas escolhas do jogador, com impactos reais e ramificações complexas ao longo da jornada.

Por ora, Judas segue sem previsão de lançamento. O que se sabe é que o projeto continua ativo, mesmo enfrentando obstáculos no processo de desenvolvimento. Para os fãs de BioShock, resta a esperança de que esse sucessor espiritual consiga, eventualmente, entregar uma experiência à altura do legado que carrega.