Clair Obscur: Expedition 33 — Sucesso estrondoso com orçamento modesto, editora critica excessos da indústria

Clair Obscur: Expedition 33 — Sucesso estrondoso com orçamento modesto, editora critica excessos da indústria

Clair Obscur: Expedition 33, desenvolvido pelo estúdio indie francês Sandfall Interactive, se tornou o jogo mais bem avaliado de 2025 até agora. Lançado em 24 de abril, o título alcançou um feito impressionante: vendeu 3,3 milhões de cópias em apenas 33 dias.

Apesar desse sucesso comercial e crítico, o projeto foi realizado com um orçamento relativamente modesto. A informação foi compartilhada por Matthew Handrahan, diretor de portfólio da editora Kepler Interactive, em entrevista recente. Embora tenha preferido não revelar valores específicos, Handrahan destacou que o montante é surpreendentemente baixo.

“Tenho certeza de que, se pedissem a dez pessoas para adivinhar, todas estariam erradas.”

-comentou.

Ele ainda fez uma comparação curiosa:

“Mirror’s Edge e Vanquish certamente custaram mais do que Clair Obscur.”

Comparações com títulos da era PlayStation 3

A menção a Mirror’s Edge e Vanquish pode soar inusitada, já que ambos os jogos foram lançados há mais de uma década, durante a era PlayStation 3 e Xbox 360. Desenvolvido pela DICE e publicado pela Electronic Arts, Mirror’s Edge chegou ao mercado em 2008, enquanto Vanquish, da PlatinumGames e Sega, foi lançado em 2010. Embora os valores exatos de produção desses títulos nunca tenham sido oficialmente divulgados, analistas da M2 Research estimavam, na época, que o custo médio de desenvolvimento de um jogo AAA girava entre 18 e 28 milhões de dólares.

Crítica à indústria: “práticas irresponsáveis”

Durante a entrevista ao portal GamesIndustry.biz, Handrahan aproveitou para criticar o que considera práticas financeiras problemáticas dentro da indústria de jogos.

“Acredito que há muitas práticas irresponsáveis no setor.”

-afirmou.

Segundo ele, embora existam projetos de grande escala que inevitavelmente alcançam sucesso, como o aguardado Grand Theft Auto 6, há inúmeros casos em que jogos caríssimos, desenvolvidos por equipes enormes, não obtêm retorno — e as consequências são graves: “Pessoas perdem seus empregos”, lamentou.

Planos futuros para a Sandfall Interactive

Handrahan também esteve acompanhado na entrevista por François Meurisse, diretor de operações e produtor da Sandfall Interactive. Ambos comentaram brevemente sobre o futuro do estúdio após o sucesso meteórico de Clair Obscur: Expedition 33. Segundo eles, a equipe francesa já está cheia de “grandes ideias” para seu próximo projeto, embora nenhum detalhe tenha sido revelado até o momento.

Fonte: GamesIndustry.biz , Kotaku