Phil Spencer comenta sobre o futuro do Game Pass e reforça que serviço é apenas mais uma opção dentro do Xbox

Phil Spencer comenta sobre o futuro do Game Pass e reforça que serviço é apenas mais uma opção dentro do Xbox

Em entrevista recente ao site Variety, Phil Spencer, chefe da divisão Xbox, abordou diversos temas importantes para o futuro da marca, incluindo o suporte ao Nintendo Switch 2 e o papel atual do Xbox Game Pass no ecossistema da Microsoft.

Game Pass é uma opção, não a única estratégia

Ao ser questionado sobre o papel contínuo do Game Pass, Phil Spencer destacou que o serviço é apenas uma das várias opções que a Microsoft oferece aos jogadores:

"Sempre vi o Game Pass como apenas mais uma opção para quem quer jogar. Temos vários modelos de negócio — jogos gratuitos, compra direta, jogos com desconto — e o Game Pass é mais uma dessas opções."

Spencer explicou que o foco principal é garantir que o número de horas jogadas pelos usuários continue crescendo, seja via Game Pass ou outros meios. Ele também ressaltou que não existe uma necessidade de que todos joguem via assinatura. Caso os jogadores optem por comprar seus jogos ao invés de assinar, isso também é visto como algo positivo para o negócio.

Crescimento no PC e na Nuvem

O chefe do Xbox apontou que o crescimento mais significativo da plataforma atualmente acontece no PC e na Nuvem, enquanto o segmento de consoles, embora sólido, já está mais estabilizado:

"Temos um bom crescimento no PC, crescimento na Nuvem — em termos de usuários e horas jogadas — e o console continua sendo uma parte muito saudável do Game Pass."

Essa expansão além dos consoles tradicionais reflete a estratégia da Microsoft de tornar o Xbox um ecossistema acessível em múltiplas plataformas.

O Game Pass não é para todos

Spencer também reconheceu que o Game Pass não é o modelo ideal para todos os perfis de jogadores:

"Se você joga um ou dois jogos por ano, o Game Pass provavelmente não é o modelo ideal pra você — faz mais sentido comprar esses dois jogos, e está tudo bem com isso."

Essa filosofia é refletida na prática: jogos disponíveis no Game Pass também podem ser adquiridos separadamente, permitindo que os consumidores escolham a melhor forma de consumo para seu perfil.

Sucesso medido pelas horas jogadas

Por fim, Phil Spencer destacou que o principal indicador de sucesso para a equipe Xbox atualmente é o aumento contínuo no número de horas jogadas dentro do ecossistema:

"Quando olho para o número total de horas que as pessoas estão jogando no Xbox, jogando nossos jogos, esse número continua crescendo de forma bem significativa — e é esse o principal indicador de sucesso que considero."

Segundo Spencer, o Game Pass contribui para esse crescimento, mas o serviço é apenas parte da equação para o sucesso contínuo do Xbox. A entrevista reforça a postura da Microsoft de diversificar suas estratégias no mercado de games, oferecendo múltiplos caminhos para que os jogadores possam se envolver com o ecossistema Xbox da forma que preferirem.

Fonte: Variety