A gamescom latam 2025 acaba de anunciar os finalistas do BIG Festival em meio a um recorde histórico de inscrições, reforçando a força e a diversidade dos jogos independentes, especialmente na América Latina. A edição deste ano, realizada no maior festival de jogos do mundo em solo brasileiro, registrou 962 inscrições provenientes de 71 países, das quais 90 títulos foram selecionados para competir e expor suas inovações ao longo dos cinco dias do evento.
Seleção e Premiações
Após uma criteriosa avaliação, os 90 finalistas terão a oportunidade de apresentar seus projetos durante a gamescom latam 2025, que promete ser um marco para os desenvolvedores e para o setor. A competição conta com mais de 17 categorias de prêmios, distribuídas em duas cerimônias:
• Primeira cerimônia – 30 de abril:
Serão premiadas categorias de destaque como Melhor Jogo – Brasil, Melhor Jogo – América Latina, Melhor Arte e Melhor Narrativa.
• Segunda cerimônia – 4 de maio:
Nesta etapa, as premiações serão definidas, em parte, pelo voto popular, incluindo as categorias de Melhor Jogo – Voto Popular, Melhor Jogo por Plataforma e Melhor Estande.
Os troféus e os prêmios em dinheiro, destinados a reconhecer a excelência e a inovação dos jogos, reforçam o compromisso do festival em incentivar a criatividade e o crescimento dos jogos independentes.
Destaques dos Projetos Selecionados
Entre os finalistas, vários títulos se destacam por já terem recebido o apoio de grandes publishers do mercado. Alguns exemplos incluem:
• Wanderstop – apoiado pela Annapurna Interactive;
• Neva e The Plucky Squire – sob a chancela da Devolver Digital;
• Recall: Empty Wishes – da DANGEN Entertainment;
• Títulos como Buckshot Roulette, Freaked Fleapit, Mouthwashing e THRESHOLD – representando a Critical Reflex;
• Copycat – com o suporte da Nuuvem.
Gustavo Steinberg, fundador do BIG Festival e CEO da gamescom latam, destacou:
“É realmente inspirador ver mais de 960 jogos registrados de mais de 70 países. Esse volume expressivo reflete o crescimento contínuo dos jogos independentes em escala global, com uma força especial na América Latina. Ao acontecer dentro da gamescom latam 2025, o evento se consolida como o principal ponto de encontro para desenvolvedores e para a inovação no setor.”

Área de Exposição e Arte
Além da competição, o evento oferecerá um espaço dedicado à arte digital: a gamescom latam artists area. Nesta área, 13 artistas renomados estarão presentes para interagir com os visitantes, vender suas obras e compartilhar suas perspectivas criativas. Entre os nomes confirmados estão:
• Camila Rossoni (cani roz)
• Carlos Ryal
• Daisy Haas
• Erica Nascimento
• Flavia Muñoz (Frammu)
• Frederico Almeida
• Ian Santos
• Lucas Oliveira (Skythead)
• Luciano Silva (neondemon.jpg)
• Manoela Costa
• Mike Zairos Pifano (Zairos)
• Raphael Madureira
• Stephania Ferreira (Kiolilo)
Este espaço é reconhecido por criar um ambiente propício para networking, trocas culturais e para a celebração da arte nos jogos eletrônicos, atraindo um público diversificado e apaixonado pelo universo dos games.
Expositores e Programação
A edição de 2025 promete reunir não só os melhores projetos independentes, mas também grandes nomes da indústria dos jogos. Entre os expositores confirmados estão marcas e empresas de peso, como Pokémon Go, Warner Bros. Games, Level Infinite, Gravity e Steam. O evento acontecerá no Centro de Convenções do Distrito Anhembi, em São Paulo, e contará com uma programação repleta de novidades:
• Lançamentos e estandes interativos:
Desenvolvedores apresentarão projetos inovadores e os visitantes poderão experimentar as últimas tendências do mercado.
• Campeonatos de e-Sports:
Disputas e competições que prometem envolver tanto jogadores quanto espectadores.
• Meet & greets e palestras:
Oportunidades para conhecer criadores, participar de debates e absorver conhecimento sobre os bastidores da indústria.
Agenda do Evento
• Quarta-feira, 30 de abril:
das 13h30 às 21h – Acesso exclusivo para credenciais B2B, imprensa, creators e convidados.
• Quinta e sexta-feira, 1 e 2 de maio:
das 9h30 às 21h – Programação aberta ao público com diversas atrações.
• Sábado, 3 de maio:
das 11h às 21h.
• Domingo, 4 de maio:
das 11h às 20h – Encerramento com as premiações finais e grandes atrações.
Patrocínios, Parcerias e Ingressos
Sob a chancela da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a gamescom latam 2025 conta com um robusto apoio de patrocínios e parcerias, que garantem a realização de um evento de porte internacional. Entre os principais apoiadores, destacam-se:
• Patrocínio Master: Banco do Brasil
• Outros patrocinadores: Claro, Seara e TNT
• Associação Paulista dos Amigos da Arte (Apaa)
• Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames), por meio do Projeto Jogos do Brasil
• Organização e Apoio:
A realização do evento é fruto da parceria entre a gamescom latam, Adesampa, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Cidade de São Paulo, a Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado de São Paulo, a Omelete Company, a Koelnmesse (divisão da gamescom), o Ministério da Cultura e o Governo Federal.
Ingressos
Os ingressos já estão disponíveis no site oficial do evento, com diversas modalidades para atender a todos os públicos:
• Ingressos individuais:
• A partir de R$140 (meia-entrada) para dias específicos.
• Ingresso social a partir de R$170, que também inclui doações para a SOS Amazônia e para a AbleGamers Brasil.
• Pacote completo para os 4 dias:
• R$440 para meia-entrada e R$560 para ingresso social.
Além disso, clientes com o Visa Ourocard Banco do Brasil têm direito a um desconto de 30% no ingresso integral.
Com uma seleção de finalistas que reflete a qualidade e a grande diversidade dos jogos independentes, a gamescom latam 2025 se reafirma como o principal ponto de encontro para desenvolvedores, artistas e entusiastas dos games. O evento promete não apenas celebrar as inovações do setor, mas também promover importantes intercâmbios culturais e profissionais, consolidando a América Latina como um polo de criatividade e inovação no cenário global dos jogos eletrônicos.