A Bungie, estúdio conhecido por dar vida a Halo e Destiny, passou por outro downsizing por parte da Sony. Depois de um 2024 já marcado por cortes significativos, com 220 demissões anunciados em julho, as últimas notícias demonstram muitas mudanças, como novas transferências e demissões, que estão transformando profundamente a estrutura da empresa.
Como lemos no Tech4Gamers, uma equipe inteira, liderada pelo líder de parcerias estratégicas Joss Price, foi transferida para a divisão PlayStation, onde trabalhará no desenvolvimento de franquias globais. Esta equipe, que anteriormente operava diretamente na Bungie, terá a tarefa de transformar as IPs do PlayStation em produtos de entretenimento, expandindo seu alcance para além dos videogames. Price confirmou a mudança no LinkedIn, considerando a mudança uma oportunidade de aplicar as habilidades que aprendeu ao trabalhar em Destiny em um contexto mais amplo.
Ao mesmo tempo, demissões de alto nível estão remodelando a liderança do estúdio. Figuras-chave que deixaram a Bungie incluem Ondraus Jenkins, Diretor de Estratégia com 16 anos de experiência, e Jonny Ebbert, Diretor de Criação nos últimos cinco anos. Essas demissões não vêm acompanhadas de declarações oficiais, mas atualizações em seus perfis profissionais confirmam o afastamento do estúdio.
Estes acontecimentos deixam uma aura de incerteza sobre o futuro da Bungie, já em dificuldades devido aos resultados abaixo do esperado de Destiny 2 e às grandes expectativas para o lançamento de Marathon. Apesar das promessas iniciais de autonomia, a Sony parece cada vez mais envolvida na gestão direta do estúdio, com uma abordagem que visa integrar a Bungie na estratégia global da PlayStation.
Fãs e observadores da indústria agora estão se perguntando se a Bungie conseguirá manter sua identidade criativa ou se ela se tornará uma peça de um quebra-cabeça maior e mais controlado. Em qualquer caso, o sucesso de Marathon parece crucial para o futuro do estúdio e para demonstrar que, apesar das mudanças, a Bungie ainda pode ser uma referência no panorama dos jogos.